Connect with us

Representantes de hospitais de Petrópolis defendem isolamento social e relatam aumento de casos da Covid-19

Cidade

Representantes de hospitais de Petrópolis defendem isolamento social e relatam aumento de casos da Covid-19

Encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira entre o prefeito, secretários de governo e representantes técnicos dos hospitais de Petrópolis.

Decidir os novos caminhos da saúde na cidade diante do quadro crítico trazido pela pandemia. Esta foi a pauta da reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira (08/05) na sede da prefeitura com o objetivo de avaliar a manutenção, ou não, de todos os decretos adotados em Petrópolis para deter o avanço da Covid-19 na cidade.

Foto Divulgação

No encontro, marcado pelo apelo médico em relação ao não relaxamento imediato das medidas decretadas na cidade, o crescimento dos números de pacientes infectados numa das principais unidades da cidade chamou a atenção.

“Em abril testamos cerca de 300 pacientes e tivemos um índice de 48% de pessoas infectadas. Em maio, até o momento, esse número já é de 82%, ou seja, a situação está piorando dia após dia. Precisamos que haja uma conscientização urgente por parte da população e precisamos que as medidas restritivas tenham continuidade na cidade. Tivemos queda de cerca de 20% na urgência da unidade e, por outro lado, crescimento expressivo dos casos de contaminação pelo Coronavírus. Até mesmo os hospitais particulares podem vir a sofrer com tudo isso”, afirmou o médico e Diretor Geral do Hospital Santa Teresa, Leonardo Menezes.

Foto Divulgação

Segundo a avaliação dos médicos e diretores dos principais hospitais da cidade, Petrópolis pode seguir o mesmo caminho do colapso na saúde como unidades de municípios vizinhos caso haja um relaxamento nas medidas vigentes. De acordo com o Diretor Executivo do Hospital SMH, Fernando Baena, a retirada dos decretos e reabertura do comércio antecipadamente poderia trazer caos à cidade. “Por favor, não abram. Nossa receita na unidade caiu 50% porque não estamos fazendo cirurgias, mas ainda prefiro sofrer agora a causar uma crise total do sistema de saúde da cidade, inclusive nos hospitais particulares”, afirmou o diretor.

Veja também: Diretor do SMH diz que leitos de UTI amanheceram com 100% ocupação e faz apelo por isolamento social

Foto Divulgação

Além do prefeito, estiveram presentes os secretários de governo e representantes médicos de todas as unidades de saúde, públicas e privadas do município. Bernardo Rossi quis ouvir a opinião dos especialistas na área da saúde para fazer um balanço comparativo sobre os números da doença na cidade desde o início das medidas tomadas pela prefeitura.

“Fizemos a reunião para ouvir o que os médicos e secretários tinham a dizer sobre o comportamento da Covid-19 na cidade e também sobre os níveis crescentes de contaminação até o momento. Eles possuem o olhar técnico em relação à doença e podem trazer informações fundamentais que vão servir de base às nossas decisões. Temos um planejamento em relação ao retorno gradual do comércio e algumas reuniões com representantes do setor já estão agendadas para que possamos tratar deste assunto, mas também precisamos tomar como base a reação da população diante da doença. Vamos nos manter na insistência em pedir aos petropolitanos para que se mantenham em isolamento social. Todos precisam entender a importância desse gesto”, afirmou o prefeito.

Veja também:

Vídeo de pesquisador petropolitano viraliza ao comprovar que isolamento social já teve efeitos no Brasil 

Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir