Connect with us

18 autores petropolitanos para conhecer e apoiar neste Dia do Escritor

Cultura

18 autores petropolitanos para conhecer e apoiar neste Dia do Escritor

Tem livro biográfico, de poesia, ficcional, educacional, infantil e muito mais!

Neste dia 25 de julho é celebrado o Dia Nacional do Escritor e, em Petrópolis, são diversos os nomes referências em contar histórias e transportar os leitores para outro universo. Os autores petropolitanos se aprofundam nos mais variados temas, tem livro biográfico, de poesia, ficcional, educacional, infantil e muito mais! Reunimos alguns deles nessa lista para você conhecer a apoiar. Confira!

1. Angelica Paes

Uma escritora que vem se destacando em Petrópolis e no mundo inteiro é Angelica Paes. Funcionária da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), onde atua no setor de coleta seletiva, a petropolitana já foi premiada em diversos países pelo seu talento literário e o compromisso com a conscientização ambiental.

Saiba mais: Escritora e gari petropolitana representará a cidade na Itália e Suíça; saiba como apoiá-la

Acompanhe seu trabalho em: @escritoraangeloficial

Fotos: Arquivo Pessoal

2. Andréa Pachá

Além de escritora, Andréa é juíza e desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ). Em 2012, reuniu casos coletados ao longo de mais de 15 anos em varas de família e públicou o livro “A vida não é justa”. Sucesso de vendas, a obra ganhou uma edição comemorativa de 10 anos, lançado pela Intrínseca. Pela editora, a petropolitana também tem publicado os livros “Segredo de Justiça”, que foi adaptado para uma série no Fantástico, e “Velho são os outros”.

Acompanhe seu trabalho em: @andrea_pacha

Foto: Eugenio Savio e Divulgação

3. Carolina Freitas

Carolina Freitas, jornalista e pesquisadora por trás da página Petrópolis Sob Lentes, é autora dos volumes 1 e 2 do livro “Petrópolis: o comércio de ontem, a saudade de hoje”, ganhador dos prêmios Alcindo Roberto Gomes de Jornalismo (2019) e Maestro Guerra-Peixe de Cultura (2020), na categoria comunicação, e a mais jovem pessoa a integrar a Academia Petropolitana de Letras (APL).

Saiba mais: Petropolitana cria podcast com conversas sobre a história e a cultura da cidade

Acompanhe seu trabalho em: @petropolisoblentes

Fotos: Yara Araújo

4. Quéren Hapuque

Pequena no tamanho, mas gigante na inteligência, a petropolitana Quéren Hapuque, de apenas 12 anos, vem fazendo sucesso com seu mais recente livro. A jovem é uma das coautoras da obra “Mulheres como luzeiros no mundo Vol 2”, que está rodando o Brasil e teve exemplares vendidos na África e nos Estados Unidos.

Saiba mais: Petropolitana de 12 anos que sofria bullying na escola lança livro e é sucesso nacional

Acompanhe seu trabalho em: @queren.h.h

Fotos: Arquivo Pessoal

5. Ronei Coelho

O escritor da série “A Física e os Super-Heróis” uniu todos os seus conhecimentos como professor de física e sua paixão pelo universo geek para ensinar ciência por meio de personagens fictícios. Ao trazer os conceitos científicos de forma leve e descontraída, a obra oferece respostas para os fãs que buscam explicações para determinados comportamentos desses protagonistas.

Saiba mais: Professor petropolitano lança livro com personagens de quadrinhos para explicar questões científicas

Acompanhe seu trabalho em: @roneicoelho.prof

Fotos: Divulgação

6. Clara Gomes

Você provavelmente já viu alguma tirinha dos “Bichinhos de Jardim” em jornais, livros ou na Internet, mas nem imagina que a desenhista por trás delas é petropolitana. Clara Gomes, de 43 anos, é quadrinista no jornal “O Globo”, tem artes publicadas em diversos livros e já acumula mais de 100 mil seguidores somados nas redes sociais.

Saiba mais: Conheça a talentosa quadrinista petropolitana que já acumula 100 mil seguidores nas redes sociais

Acompanhe seu trabalho em: @bichinhosdejardim

Clara Gomes e seu livro mais recente. Fotos: Arquivo Pessoal

7. Catarina Maul

A coordenadora da Bem Cultural Editora e produtora da Confraria da Poesia Informal, Catarina Maul é autora de mais de uma dezena de livros, dentre títulos infantis, de poesia e educativos. A petropolitana também já atuou como professora e dinamizadora de projetos artísticos e culturais na Rede Municipal de Ensino de Petrópolis, além de ter sido diretora da Casa da Educação.

Saiba mais: Escritora petropolitana ganha reconhecimento por livro sobre Santos Dumont em Minas Gerais

Acompanhe seu trabalho em: @catarinamaul

Foto: Divulgação

8. Cris Ferreira

Professora há quase 40 anos, Cris atua como mediadora de leitura e contadora de histórias e já publicou quatro livros infantis, dentre eles, “Rá, Rá, Rá! Ró, Ró, Ró! A Verdade É Uma Só?”, que recebeu o Selo Destaques 2024 da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) como um dos melhores livros infantis lançados naquele ano.

Saiba mais: Nas salas de aula há 36 anos, professora de Petrópolis realiza sonho do primeiro livro em obra coletiva

Acompanhe seu trabalho em: @crismarquesferreira

Fotos: Divulgação

9. Helena Cunha

A quadrinista faz sucesso com suas histórias, já lidas por milhares de pessoas em todo o Brasil. Helena já acumula em seu currículo três histórias publicadas, “Boa Sorte”, “Normal” e “Não sou Orlando”. Só no site da Amazon, as obras há contam com mais de 3,5 mil avaliações dos leitores.

Saiba mais: Conheça a quadrinista petropolitana lida por milhares de pessoas em todo o Brasil

Acompanhe seu trabalho em: @helenacunhas

Fotos: Arquivo Pessoal

10. Igor Fonseca

O escritor e roteirista Igor Fonseca é autor de “Pai Nosso” e “O Novo Chris”, que já contam com centenas de leitores. Suas narrativas são marcadas pela exploração dos desafios da adolescência, bem como pelas complexidades que cercam o cristianismo.

Acompanhe seu trabalho em: @fonsecaigor

Fotos: Reprodução Instagram

11. Gabriela Araújo

Petropolitana de coração, Gabriela é autora de três contos de ficção e um livro de poemas, todos disponíveis no Kindle Unlimeted. Além de escritora, também atua como tradutora e preparadora, já tendo trabalhado em diversos best sellers como “Casa de Chama e Sombra”, “Uma Alma de Cinzas e Sangue” e “O Trono do Prisioneiro”.

Saiba mais: Conheça a tradutora de Petrópolis que já trabalhou em livros mundialmente famosos

Acompanhe seu trabalho em: @gabsdaraujo

Livros autorais publicados por Gabriela. Fotos: Arquivo Pessoal

12. Priscila Pires

A jornalista e escritora petropolitana Priscila Pires vem expandindo os horizontes de crianças e adolescentes negras no Brasil e na Europa, com o livro “Preta de Café”. Inspirado na sua filha, Rafaela, de 9 anos, a história fala de uma menina com dons especiais, que nasceu em uma família repleta de amor e acolhimento, que a ensinou a sentir orgulho de si mesma.

Saiba mais: Escritora petropolitana se destaca com história infanto-juvenil e tem livro publicado na Suíça

Acompanhe seu trabalho em: @prisilvapires

Foto: Divulgação

13. Cláudia Machado

A escritora e jornalista petropolitana Cláudia Machado vem expandindo os horizontes de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Por meio da personagem Sofia, que significa sabedoria em grego, a autora apresenta histórias da Grécia antiga em dois livros já publicados, “No Partenon, com Sofia” e “Os 12 deuses do Olimpo, com Sofia”.

Saiba mais: Escritora petropolitana se destaca no Brasil e no mundo com histórias infantis sobre a cultura grega

Acompanhe seu trabalho em: @nopartenon_comsofia

Foto: Divulgação

14. Rachel Galiza

A escritora e engenheira Rachel Galiza documentou toda a sua trajetória na luta contra o cancêr de mama no livro “Tudo vai bem aqui no peito – Como superei um câncer aos 32 anos”. A obra conta com relatos comoventes após seu diagnóstico, em 2012. Na época, Rachel estava no auge da vida e da carreira profissional, quando fez o autoexame e apalpou o nódulo na mama esquerda.

Saiba mais: [Entrevista] Conheça Rachel Galiza, escritora petropolitana que venceu um câncer de mama

Acompanhe seu trabalho em: @rachelgaliza.oficial

Fotos: Divulgação

15. Marilízia de Azevedo

A jornalista Marilízia de Azevedo é a autora de “Dó Ré Mi 20 Anos – Do pátio da escola aos grandes palcos”, obra que marca a trajetória de sucesso nestas duas décadas de história de amor pela música. Formado por crianças e jovens, o grupo vem encantando o Brasil com interpretações de grandes sucessos, músicas inéditas, além de performances artísticas envolvendo dança e representação

Saiba mais: Grupo petropolitano Do Ré Mi completa 21 anos com lançamento de livro

Acompanhe seu trabalho em: @mariliziadeazevedo

Fotos: Divulgação

16. Joaquim Eloy

Membro Imortal da Academia Fluminense de Letras, o professor, historiador e escritor já lançou nove livros. Entre eles estão: “O poeta-herói, 2° volume da trilogia”; “Os 3 Heleodoros”, “Um valoroso empresário ou memórias do Ginásio Dramático” ; “Eterna Vida, poesia”, “Uma estranha loja de discos, romance infantil”; “Desengavetando, crônicas”; “O Retorno da Princesa”; “Memórias do Bicho-Papão, crônicas infanto-juvenis” e “A cela dos canibais, 11 peças para teatro”.

Foto: Divulgação – Reprodução

17. Sandra Brito

Professora da rede pública de Petrópolis, Sandra Brito também é a escritora de “O tom confessional e autobiográfico na epistolografia de Machado de Assis”. A obra se aprofunda nas cartas de um dos maiores autores autores da história do Brasil e foi públicado pela editora portuguesa Chiado Editora.

Acompanhe seu trabalho em: @sandrabritowriter

Fotos: Reprodução Instagram

18. Fernando Costa

Jornalista e escritor, Fernando Costa é o autor de “Rastro de Luz” e é um dos membros da Academia Petropolitana de Poesia.

Fotos: Reprodução

Conhece mais algum? Deixe nos comentários 🙂

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir