Connect with us

Escritora petropolitana se destaca no Brasil e no mundo com histórias infantis sobre a cultura grega

Cultura

Escritora petropolitana se destaca no Brasil e no mundo com histórias infantis sobre a cultura grega

A jornalista Cláudia Machado é autora dos livros “No Partenon, com Sofia” e “Os 12 deuses do Olimpo, com Sofia”, publicados no Brasil, Grécia e Portugal

A escritora e jornalista petropolitana Cláudia Machado vem expandindo os horizontes de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Por meio da personagem Sofia, que significa sabedoria em grego, a autora apresenta histórias da Grécia antiga em dois livros já publicados, “No Partenon, com Sofia” e “Os 12 deuses do Olimpo, com Sofia”.

Foto: Divulgação

Moradora da Grécia desde 2004, após quase duas décadas vivendo no país e escrevendo para grandes jornais do Brasil, como o Globo e BBC, Cláudia sentiu vontade de produzir narrativas mais extensas, desta vez, sobre a cultura grega e para o público infantojuvenil.

“A Grécia até hoje influencia nossa sociedade, afinal além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e teatro, e também nos deixaram vários avanços matemáticos”, comenta.

Cláudia escolheu escrever para as crianças por acreditar que já existem ótimos materiais para os adultos que desejam explorar culturas da antiguidade, porém, para as crianças, isso não acontece tanto. “Além disso, elas precisam aprender para um futuro melhor para o Brasil”, acrescenta.

Foto: Divulgação

No Paternon

O livro de estreia de Cláudia, “No Partenon, com Sofia”, lançado em 2020, é o único infantojuvenil em português vendido no Museu da Acrópole, em Atenas, o mais famoso monumento sobrevivente da Grécia Antiga e um Patrimônio Mundial da UNESCO.

“É um livro muito importante, adotado por muitas escolas brasileiras. Nele, eu explico em detalhes o que é esse local tão famoso e visitado diariamente por milhares de pessoas do mundo inteiro”, conta.

Foto: Divulgação

Os 12 deuses do Olimpo

Já o segundo livro da série, “Os 12 deuses do Olimpo, com Sofia”, lançado em 2021, conta a história das Olimpíadas, desde sua criação até os dias atuais; do Sitio Arqueológico de Olímpia, onde se realizavam os Jogos Olímpicos da Antiguidade, e das principais divindades do Monte Olimpo, onde os deuses gregos viviam segundo a mitologia.

“Comecei pelo Partenon, pois é o monumento mais importante e mais famoso para quem deseja conhecer a história da Grécia. De lá, parti para o Monte Olimpo, onde fica a morada dos deuses e para o Sítio Arqueológico de Olímpia, onde nasceram as Olimpíadas. Embora seja dedicado ao público infantojuvenil, adultos também gostam e aprendem muito com as obras. Meus dois livros são também paradidáticos, pois contém muitas informações importantes para os estudantes brasileiros”, afirma.

Foto: Divulgação

Pesquisa

Para a criação das duas histórias, Cláudia conta ter sido necessária muita pesquisa, estudo e entrevistas com especialistas. “Tudo é datado conforme os acontecimentos. E não é fácil escrever sobre assuntos tão importantes com uma linguagem infantil”, ressalta.

Sempre que passa pelo Brasil, a petropolitana realiza sessões de autográfos e bate-papos com os seus leitores. “Conhecer o autor os incentiva a ler mais e a se interessar por tudo o que está relacionado aos livros. É como se pulássemos do papel para a vida real”, declara.

Foto: Divulgação

Próximas histórias

Para o futuro, Cláudia pretende continuar escrevendo histórias com Sofia. “De um livro, sempre dou uma dica para o outro. Algumas crianças já até acertaram o assunto do próximo e isso me deixou extremamente impressionada”, relata.

A escritora esteve recentemente de volta ao Brasil, onde participou de sessões de autográfos e foi pauta da Revista Marie Claire, da Grécia. Seus livros estão à venda nas maiores livrarias do Brasil e Portugal. Em Petrópolis, na Livraria Nobel. Cláudia Machado pode ser acompanhada pelo Instagram @nopartenon_comsofia.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir