Connect with us

Professor petropolitano lança livro com personagens de quadrinhos para explicar questões científicas

Cultura

Professor petropolitano lança livro com personagens de quadrinhos para explicar questões científicas

Iniciativa visa abordar de maneira simples e objetiva temas e conceitos estudados em sala de aula

Já imaginou encontrar explicações na ciência para muitas habilidades de seus personagens favoritos das histórias em quadrinhos, séries e filmes? Essa é a proposta do livro “A Física e os Super-Heróis”, do escritor e professor de física, petropolitano, Ronei Coelho.

Fotos: divulgação

O livro faz uma divertida relação entre a física e a cultura pop. Ao trazer os conceitos científicos de forma leve e descontraída, a obra oferece respostas para os fãs que buscam explicações para determinados comportamentos desses protagonistas, como:

  • “Há quantos anos-luz Krypton se encontra da Terra e de que maneira Superman poderia ser de lá enviado e ter chegado por aqui ainda bebê? Como ele poderia voar e ter uma visão baseada nos raios x?”
  • “Como a exposição à radiação poderia transformar Bruce em Hulk, o quão forte seria e como a Física explica o golpe da palmada sônica?”
  • “Como Magneto poderia manipular campos magnéticos?”

Conteúdo didático

Também pensado para servir como uma alternativa de ensino em sala de aula, senão uma nova abordagem didática, o livro poderá ser utilizado por professores para explicar conceitos científicos que, muitas vezes, são difíceis de compreender e aplicar durante a rotina escolar. Ronei Coelho é professor da rede pública do Rio de Janeiro há mais de quinze anos com êxitos no segmento.

“Acredito que a abordagem da Física, a partir da análise dos poderes dos super-heróis, proporciona uma aproximação da ciência à cultura dos jovens. Ao trazer conceitos físicos, por meio do formalismo escolar para o mundo cotidiano dos estudantes de forma lúdica, pode-se estar contribuindo e dando uma efetividade para o processo de ensino-aprendizagem”, ressalta o autor.

Linguagem descontraída

Com uma linguagem descontraída, acessível e amplamente ilustrado, o livro ainda traz citações de experimentos já realizados, tornando todo o processo dinâmico e envolvente. Não é necessário ser especialista em física ou matemática para entender os conceitos nele abordados.

“O embrião da presente obra surgiu, em meados de 2020, durante o início do ensino remoto, que fez parte das medidas de isolamento social necessárias ao enfrentamento do SARS-CoV-2. Acreditando em uma breve normalidade do retorno do ensino presencial, comecei a preparar uma aula que falaria de alguns conceitos da Física a partir dos poderes de alguns super-heróis. Conforme me aprofundava no tema, deparei-me com uma rica discussão, e surgiu a idealização de escrever um livro”, conta Coelho.

Ainda de acordo com o autor, algumas das ideias expostas são temas de debates em fóruns sobre o que os heróis podem ou não fazer ao olhá-los por uma ótica científica.

O livro já pode ser adquirido de forma online, em sites como Amazon, Submarino e Americanas.

O lançamento oficial será realizado na Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), do Cefet, na unidade Petrópolis, que ocorre dos dias 17 a 20 de outubro.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir