Connect with us

Nas salas de aula há 36 anos, professora de Petrópolis realiza sonho do primeiro livro em obra coletiva

Cidade

Nas salas de aula há 36 anos, professora de Petrópolis realiza sonho do primeiro livro em obra coletiva

Cristina Ferreira é uma das autoras da coletânea de contos “Quantas portas cabem numa porta?”

Em uma caminhada na Educação que já se aproxima das quatro décadas, para a professora Cristina Ferreira toda aula é como se fosse a primeira. Paixão que se renova, lecionar e estar em sala é o que a nutre. E, este ano, sua sala ganha novas dimensões. Aluna da oficina literária de Anna Claudia Ramos, Cristina foi uma das envolvidas na obra “Quantas portas cabem numa porta?”, uma coletânea de contos com financiamento coletivo pela plataforma Catarse.

Fotos: Divulgação

Nascido da união de 17 contos infantis escritos durante a oficina por Anna e 16 de seus alunos, “Quantas portas cabem numa porta?” tem como foi condutor o termo porta: do concreto ao imaginário. Com autores do Rio Grande do Sul ao Pernambuco, a obra também reúne alunos da escritora que residem no exterior. Juntos, eles se comprometeram a destinar a renda arrecadada a um projeto que abre portas: a ONG Fraternidade Sem Fronteiras.

Concretização de um sonho, Cristina Ferreira fala com entusiasmo e satisfação sobre este importante passo dado em sua jornada profissional e pessoal que irá impactar de maneira positiva os beneficiados pela fundação contemplada. “Apoiar um livro como esse é apoiar a Literatura, o sonho da primeira publicação de jovens escritores e, mais ainda, saber que esse mesmo sonho vai abrir portas para outras pessoas”, descreve Cristina.

Organização humanitária, não governamental e sem fins lucrativos, a Fraternidade sem Fronteiras atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social em 11 projetos de oito países. No Brasil, a ONG atua no tratamento de crianças com Microcefalia e Epidermólise Bolhosa; aulas de música com a Orquestra Filarmônica Jovem Emmanuel; acolhimento de pessoas em situação de rua, imigrantes; e construção de casas no sertão baiano.

Recentemente aposentada, Cristina, que dos seus 36 anos de carreira lecionou por 26 deles em escolas municipais, continua a dar aulas, agora com a carga horária reduzida. Entre os alunos, o clima é de antecipação e alegria em saber da conquista da professora. Abraçado de imediato, o projeto do livro tem acontecido via financiamento coletivo pela plataforma Catarse. Nela, o público adquire seus exemplares de forma antecipada e viabiliza a publicação.

Grande, a adesão à iniciativa já levou à conquista de 64% da meta final para a impressão da obra. As contribuições, que oferecem diferentes recompensas aos colaboradores, acontecem no link disponível clicando aqui. Previsto para ser lançado em agosto, a ideia é realizar uma tarde de autógrafos com a presença de Cristina em Petrópolis. Na cidade, a CDL já se comprometeu a adquirir 50 dos livros e destiná-los a escolas municipais.

Com a promessa de divertir e emocionar, o livro, como descreve Cristina, representa a busca por sentido a partir de temas variados. “Esse projeto vislumbra o acesso à cultura e a difusão da literatura para todas as infâncias. Crianças vão ler e gostar, e a criança que habita em nós também. São histórias que falam de vida e de tudo aquilo que nos toca”, conclui a educadora e, agora, também escritora.

Mais informações sobre “Quantas portas cabem numa porta?” podem ser obtidas no vídeo disponibilizado pela autora Anna Claudia Ramos, idealizadora do projeto:

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir