Connect with us

Chuvas ultrapassam 230mm em Petrópolis; Defesa Civil decreta estado de crise

Cidade

Chuvas ultrapassam 230mm em Petrópolis; Defesa Civil decreta estado de crise

Foram registradas 109 ocorrências. No Independência, três óbitos foram confirmados e duas pessoas estão desaparecidas

*Atualização às 19h45

A Defesa Civil de Petrópolis contabilizou 109 registros de ocorrências, sendo 75 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21/03) até às 19h45 desta sexta-feira (22/03). O 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros (GBM) registrou 3 óbitos, 2 desaparecidos e 4 vítimas resgatadas com vida em uma ocorrência do bairro Independência.

Ponte de Corrêas alagada e deslizamento de casa no Independência. Fotos: reprodução redes sociais

A Defesa Civil informa que os 67 pontos de apoio do município encontram-se abertos desde a noite da última quinta-feira (21) para receber a população que reside em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.

Acumulados pluviométricos

Os acumulados pluviométricos registrados nas últimas 24h já ultrapassam os 200mm. Confira:

– São Sebastião1-Vital: 231,2 mm (CEMADEN RJ)
– Independência2: 218,0 mm (CEMADEN BR)
– Chácara Flora – Geo: 203,8 mm (CEMADEN BR)
– LNCC – Geo: 197,2 mm (CEMADEN BR)
– Independência-Taquara: 193,8 mm (CEMADEN RJ)

Estágio de crise

Tendo em vista estes elevados índices e a previsão de chuva de intensidade moderada a forte nas próximas horas, além do número significativo de ocorrências já registradas e a condição de alto risco, a A Defesa Civil alterou o estágio operacional da cidade para crise.

Previsão meteorológica

Em função da passagem de uma frente fria na região Sudeste, a previsão para o município de Petrópolis é de pancadas de chuva de intensidade moderada a muito forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento entre a noite desta sexta-feira (22) e o sábado (23).

Recomendações

A Defesa Civil reforça que a população das áreas de risco se mantenha em alerta, e principalmente, que não permaneça em áreas interditadas. Evite áreas alagadas e fique atento aos sinais de deslizamentos. Em caso de emergência, ligue 199.

Cadastre o seu CEP através do envio de mensagem de texto para o número 40199 para receber os alertas e acompanhe o portal da Prefeitura de Petrópolis.

Fique atento às fake news! Acompanhe os alertas, informes e atualizações por meio dos portais oficiais.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir