Connect with us

[QUIZ] Será que você conhece a história dos monumentos de Petrópolis?

Testes

[QUIZ] Será que você conhece a história dos monumentos de Petrópolis?

Uns conhecidos, outros nem tanto. Mas todos com muitas curiosidades e peculiaridades

Em Petrópolis, há diversas estátuas e monumentos que nos fazem questionar a história por trás deles. Algumas são conhecidas, outras nem tanto. Mas fato é que cada uma delas detém algumas particularidades e curiosidades. Neste quiz, teste seus conhecimentos sobre a história dos monumentos de Petrópolis.

1. O Trono de Fátima foi concebido pelo mesmo arquiteto de qual outro monumento?

Foto: José Renato Lisboa Cordeiro

O Trono foi concebido pelo mesmo autor do projeto do Cristo Redentor, o engenheiro Heitor da Silva Costa. E assim como acontece na Cidade Maravilhosa, a estátua de Petrópolis também está situada num local de vista privilegiada de alguns dos principais casarões e igrejas da cidade. Saiba mais: #CartõesPostais: 6 fatos e curiosidades sobre o Trono de Fátima

2. O monumento da Águia da Praça da Águia foi um presente de qual governo?

Fotos: site Câmara Municipal - @jpallain

A imagem na Praça Visconde de Mauá, no Centro Histórico, faz parte da identidade de Petrópolis desde 1899, construída pelo engenheiro e escultor Heitor Levy. O monumento foi um presente do governo mexicano à cidade, após visita do Arquiduque Maximiliano. Saiba mais: Você sabia que a estátua da Praça da Águia foi um presente do governo Mexicano a Petrópolis?

3. A estátua da Praça Dom Pedro foi pioneira em quê?

Inauguração da estátua de Dom Pedro II (Foto: acervo do Museu Imperial/Ibram/MinC)

Emblemática, a estátua que ocupa a Praça D. Pedro II foi inaugurada em 1911 e é tida como a primeira em homenagem ao imperador no Brasil. Saiba mais: Você sabia que a estátua da Praça D. Pedro II foi a 1ª em homenagem ao imperador no Brasil?

4. Quem são os homenageados da Praça dos Expedicionários?

Fotos: Reprodução RJ Post - Agência Nacional

O monumento erguido na Praça, no Centro da cidade, em 1947, homenageia os cincos soldados petropolitanos mortos na Segunda Guerra Mundial, que representaram o Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Saiba mais: Por trás dos monumentos: você sabe quem são os homenageados da Praça dos Expedicionários, em Petrópolis?

5. Quem é o homenageado desta construção na Praça da Liberdade?

Fotos: Reprodução/Internet - Arquivo/Sou Petrópolis

Médico e político, Porciúncula era petropolitano e teve como um dos principais destaques de sua vida política o fato de ter se tornado o primeiro governador eleito pelo povo. Saiba mais: Por trás dos monumentos: você sabe quem é o homenageado desta construção na Praça da Liberdade?

6. Quais destes grandes monumentos da história do Brasil foram feitos por petropolitanos?

Os três pracinhas. Foto: Arquivo Pessoal

A Estátua da Justiça e os Três Pracinhas são criação do artista mineiro Alfredo Ceschiatti, que confiou ao petropolitano João Lopes a reprodução de suas obras. Saiba mais: Conheça o morador de Petrópolis por trás de grandes monumentos da história do Brasil

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir