Connect with us

Você sabia que a estátua da Praça da Águia foi um presente do governo Mexicano a Petrópolis?

História

Você sabia que a estátua da Praça da Águia foi um presente do governo Mexicano a Petrópolis?

A imagem da águia devorando uma serpente foi construída em1899, pelo engenheiro e escultor Heitor Levy

A imagem na Praça Visconde de Mauá, no Centro Histórico, que destaca a águia devorando uma serpente, faz parte da identidade de Petrópolis desde 1899, construída pelo engenheiro e escultor Heitor Levy. O que poucos sabem é que o monumento foi um presente do governo mexicano à cidade, após visita do Arquiduque Maximiliano.

Fotos: site Câmara Municipal – @jpallain

O que se sabe é que  os astecas receberam uma revelação de seu Xamã, dizendo que a primeira cidade do México deveria ser construída no local onde encontrassem uma águia devorando uma serpente em cima de um cacto. De acordo com o Xamã, este seria o local perfeito para se viver.

Após encontrarem, originou-se a primeira cidade mexicana, Tenochtitlan (atual Cidade do México), e a imagem da águia com a serpente passou a fazer parte da bandeira do México.

Mas o porque do governo mexicano enviar o presente para Petrópolis, poucos sabem. 

Fotos: arquivo público – Museu Imperial/Ibram/MTur

Tal fato também é questionado por historiadores, já a que a visita de Maximiliano a Petrópolis ocorreu em 1860, quando este ainda não era imperador do México e o chafariz da praça foi construído por uma resolução da Câmara Municipal,  na sessão do dia  28 de janeiro de 1899, ou seja 39 anos após a referida visita.

Fonte de pesquisa: Instituto Histórico de Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir