Connect with us

Você sabia que a estátua da Praça D. Pedro II foi a 1ª em homenagem ao imperador no Brasil?

História

Você sabia que a estátua da Praça D. Pedro II foi a 1ª em homenagem ao imperador no Brasil?

Um passeio pela história na segunda edição da série ‘Por trás dos monumentos’

*Matéria atualizada em 20 de outubro de 2023

Depois de percorrer alguns capítulos da vida e obra do Dr. José Tomás da Porciúncula na primeira edição da série Por trás dos monumentos, chegou a vez de revisitar a estátua da Praça D. Pedro II e conhecer algumas curiosidades sobre ela. Prontos para viajar novamente no tempo?

Fotos: Reprodução/Internet – Wikimapia

A 1ª estátua construída no Brasil em homenagem a D. Pedro II

Emblemática, a estátua que ocupa a Praça D. Pedro II foi inaugurada em 1911 e é tida como a primeira em homenagem ao imperador no Brasil. Estruturada a partir de granito e bronze, a obra é de autoria do escultor francês Jean Magrou. No acervo do Museu Imperial, há registros da inauguração do monumento em 5 de fevereiro daquele ano – evento que atraiu expressivo público ao local.

Inauguração da estátua de Dom Pedro II (Foto: acervo do Museu Imperial/Ibram/MinC)

Quase meio século à frente do Brasil

Primeiro e último imperador nascido no Brasil, foi D. Pedro II quem governou o país por mais tempo, ficando no poder por quase 50 anos. Com uma história que se entrelaça com a de Petrópolis, a figura do governante continua a ser celebrada pelos brasileiros por sua mente inovadora e, certamente, revolucionária.

Segundo imperador do Brasil, D. Pedro II nasceu no Rio de Janeiro, em 2 de dezembro de 1825, e ascendeu ao trono após a renúncia de D. Pedro I ao trono brasileiro, com apenas 6 anos de idade, em 1831. Até assumir o poder, ficou sob a tutela de José Bonifácio de Andrade e Silva, e depois sob a tutela do Marquês de Itanhaém.

Algumas das realizações do seu governo foram:

– o fim do tráfico negreiro, em 1850;

– a implantação do sistema de esgotamento nas principais cidades da época, São Paulo e Rio de Janeiro, em 1850;

– a Lei do Ventre Livre em 1871;

– fazer do Brasil o 2º país no mundo a ter linha telefônica;

– garantir a libertação dos escravos sexagenários e a Lei Áurea, em 1888, sancionada pela Princesa Isabel, que ocupava a regência no momento.

Foto: Acervo FBN

Considerado o 1º fotógrafo brasileiro, uma vez que adquiriu um daguerreótipo aos 14 anos de idade e, com isso, ajudou a difundir a arte da fotografia no Brasil, D. Pedro II também se tornou conhecido por seu amor à arte e à ciência. Dessa forma, se correspondia com grandes escritores e intelectuais, como Victor Hugo, Friedrich Nietzcsche, Louis Pasteur – inventor do telefone, e até o naturalista Charles Darwin.

Saiba mais sobre o imperador em: 8 curiosidades sobre a história e a vida de Dom Pedro II

Fotos: Reprodução/Instagram @pelos.olhos.de.bia – @annesouzaph

Na próxima edição da série Por trás dos monumentos, qual construção da cidade você gostaria de conhecer a fundo? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir