Connect with us

Por trás dos monumentos: você sabe quem é o homenageado desta construção na Praça da Liberdade?

História

Por trás dos monumentos: você sabe quem é o homenageado desta construção na Praça da Liberdade?

José Tomás da Porciúncula é quem aparece em um monumento erguido em 16 de julho de 1922, na Praça da Liberdade

*Matéria atualizada no dia 15 de setembro de 2023

Além dos museus, casarões e ruas, quem observa os monumentos de Petrópolis é surpreendido com verdadeiras aulas de história. Por conta disso e com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento, a Sou Petrópolis traz a série “Por trás dos monumentos”, com histórias por trás de importantes construções da cidade. Nesta primeira edição, nosso convite é para desvendar um dos monumentos da Praça da Liberdade.

Fotos: Reprodução/Internet – Arquivo/Sou Petrópolis

Com vocês, José Tomás da Porciúncula

Personagem por trás da rua que leva seu nome, a Dr. Porciúncula, José Tomás da Porciúncula é também quem aparece em um monumento erguido em 16 de julho de 1922, na Praça da Liberdade. Médico e político, Porciúncula era petropolitano e teve como um dos principais destaques de sua vida política o fato de ter se tornado o primeiro governador eleito pelo povo.

Ainda na política, foi Porciúncula o responsável por fazer de Petrópolis capital do Estado durante o período da Revolta da Armada. Neste mesmo contexto, realizou a aquisição do Palácio Rio Negro para que a construção fosse a sede do governo e, devido à vinda da capital para a cidade, possibilitou a implementação de uma série de melhorias ao município como, por exemplo:

– o desenvolvimento do serviço de abastecimento de água;

– o calçamento de ruas;

– a construção do novo edifício do Fórum, cadeia e quartel para abrigar as forças públicas de segurança estadual.

José Tomás da Porciúncula faleceu em 1901 como senador pelo estado do Rio de Janeiro. Ele era contra o autoritarismo armado e, entre suas realizações como médico, foi fundador, junto de alguns colegas, da Sociedade Médica e Cirúrgica do Rio de Janeiro.

Na próxima edição da série Por trás dos monumentos, qual construção da cidade você gostaria de conhecer a fundo? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir