Connect with us

Por trás dos monumentos: você sabe quem são os homenageados da Praça dos Expedicionários, em Petrópolis?

História

Por trás dos monumentos: você sabe quem são os homenageados da Praça dos Expedicionários, em Petrópolis?

A obra foi erguida por Antônio Giraldes, em 1947

Além dos museus, casarões e ruas, quem observa os monumentos de Petrópolis é surpreendido com verdadeiras aulas de história. Por conta disso e com o intuito de facilitar o acesso ao conhecimento, a Sou Petrópolis traz a série “Por trás dos monumentos”, com histórias por trás de importantes construções da cidade. Nesta segunda edição, conheça o monumento da Praça dos Expedicionários.

Fotos: reprodução RJ Post – Agência Nacional

O monumento erguido na Praça, no Centro da cidade, em 1947, homenageia os cincos soldados petropolitanos mortos na Segunda Guerra Mundial, que representaram o Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Na obra, erguida por Antonio Giraldes, em 1947, uma mulher, simbolizando Petrópolis, entrega coroa aos heróis da guerra – João Maurício de C. Medeiros; Fernando Fontes; Francisco Luis R. Boening, Justino José Ladeira e Hyvio Domenico Naliato.

O monumento obedece às linhas clássicas e compõem-se de uma coluna de granito de Petrópolis, tendo no alto uma pira com as chamas em bronze.

Foto: Leo Araújo

Foram 200 soldados petropolitanos que se juntaram ao 1º Batalhão de Infantaria do Rio de Janeiro e somaram forças com representantes de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A participação brasileira na batalha foi de extrema importância, começando em 1944. Em sete meses, ao lado das tropas aliadas, os soldados brasileiros conseguiram a libertação da Itália. O contingente da FEB era formado por 25.445 mil homens para atuar exclusivamente na guerra. Destes, 450 soldados morreram e três mil soldados ficaram feridos no decorrer da campanha do Brasil.

Antigamente, a atual Praça Expedicionários fazia parte da Praça Dom Pedro II, sendo o divisor do Rio Quitandinha. Após a Segunda Guerra Mundial, elas foram separadas levando os atuais nomes.

Fonte: Blog Histórias e Histórias

Na próxima edição da série Por trás dos monumentos, qual construção da cidade você gostaria de conhecer a fundo? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir