Connect with us

Roteiro para o feriado prolongado: 17 dicas de lazer para aproveitar em Petrópolis

Roteiros

Roteiro para o feriado prolongado: 17 dicas de lazer para aproveitar em Petrópolis

Curtir os eventos, visitar pontos turísticos, desfrutar as delícias gastronômicas e muito mais!

O feriado prolongado do Dia de Finados começa nesta quinta-feira (2) e para ajudar os petropolitanos e turistas que passarão os dias na Serra, preparamos um roteiro para facilitar a busca pelo lazer perfeito para a data.

1. Visitar os pontos turísticos

Não vão faltar atividades e espaços abertos para a visitação em Petrópolis neste feriado como o Museu Imperial, Palácio Quitandinha, Catedral São Pedro de Alcântara, Castelo de Itaipava e muito mais!

Saiba mais: Finados: veja o que abre e fecha a partir do feriado desta quinta em Petrópolis

Fotos Reprodução Instagram: @fotosdepassagem e @introvignethaina

2. Curtir o Rock The Mountain

Começa neste sábado (4), o segundo maior festival de música do estado do Rio de Janeiro, o Rock The Mountain. O evento, que acontece no Parque de Itaipava, em Petrópolis ocorre em dois finais de semana, nos dias 4, 5, 11 e 12 de novembro, com shows de grandes nomes da música brasileira como Alcione, Daniela Mercury, Preta Gil, Pitty, IZA, Marina Sena, Marisa Monte e Maria Bethânia.

Saiba mais: Rock The Mountain começa neste sábado; Itaipava deve receber 100 mil visitantes

Foto: Divulgação

3. Conferir a Feira Eco Villa May

Itaipava vai receber neste feriadão a primeira edição da feira Eco Villa May. O evento começa na quinta-feira (2) e vai até domingo (5). A ideia da feira, que é uma edição especial do Eco Brechó Park, é reunir moda sustentável, bem-estar e gastronomia de qualidade em um espaço central em Itaipava. A expectativa é de que o evento atraia 1.500 pessoas por dia. A entrada é gratuita.

Saiba mais: Itaipava recebe feira de moda sustentável, bem-estar e gastronomia neste feriadão

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

4. Fazer uma trilha acompanhada de outras mulheres

No próximo domingo (5) acontece mais um passeio do Projeto TPM – Trilha para Mulheres de Petrópolis. Desta vez, o grupo irá subir a trilha do Castelinho, no Morin, com início às 8h. A previsão para o término é às 12h. A trilha é de nível leve, podendo participar mulheres de qualquer idade, quem já pratica ou até mesmo iniciantes. O custo é de R$50 por pessoa.

Saiba mais: Projeto que oferece trilhas guiadas para mulheres acontece neste domingo em Petrópolis

Fotos: Divulgação

5. Registrar sua visita com belas fotos

Petrópolis é uma cidade que reúne paisagens naturais incríveis e, durante a primavera, elas ficam ainda mais belas e floridas. Cada cantinho reserva um potencial para belas fotos e ajudam a dar um up nas suas redes sociais.

Saiba mais: Roteiro fotográfico: 12 lugares floridos para registrar durante a primavera em Petrópolis

Fotos: @girodacarioca e @itsmariviana

6. Visitar o Orquidário Binot

Fundado em 1870, no Retiro, o Orquidário Binot é o mais antigo do país. Dentre as diversas opções para os amantes da natureza em Petrópolis, o espaço se destaca por dispor de mais de mil espécies de plantas e flores como bromélias e orquídeas, além de contar com um lindo lago de peixes na entrada.

O espaço está sediado na Rua Fernandes Vieira, 390, Retiro. A entrada é gratuita e mais informações podem ser encontradas em @orquidariobinot.

Saiba mais: Um dia no Orquidário Binot: 5 atividades para fazer no local, que é considerado o mais antigo do Brasil

Fotos: @dudaiannuzzi e @yannaduqueis

7. Se encantar com o Vale do Amor

Com jardins orientais, templos cristãos, hindus, budistas e taoístas, o Vale do Amor é uma reserva de Mata Atlântica de mais de dois milhões de metros quadrados preservados, praticamente, em sua totalidade. Contemplados dos ares ou do chão, os jardins tranquilizam, encantam e conduzem os visitantes a momentos de conexão.

Saiba mais: Uma tarde no Vale do Amor: 5 atividades para fazer no local

Foto: Reprodução/Instagram @re.descobrindodestinos

8. Conhecer um campo de girassóis

A cerca de 7 km do centrinho do Vale das Videiras, uma propriedade rural guarda uma obra de arte a céu aberto: uma belíssima plantação de girassóis que tem estado sob o radar de visitantes. Mantido pelo Sr. Fernando, o campo tem algumas temporadas de flores ao longo do ano, e neste mês de novembro, acontece até o dia 5.

Saiba mais: Vale do Girassol próximo a Petrópolis volta a florescer; saiba como visitar o local

Fotos: Giovanajanoti/ Arquivo Sou Petrópolis

9. Se reunir em um piquenique

Uma boa opção para desfrutar da companhia da família é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. Petrópolis conta opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo!

Saiba mais: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

10. Se desafiar na Vila Cervejeira de Petrópolis

No ano passado, algumas das principais cervejarias do Centro Histórico se uniram e criaram a Vila Cervejeira: um circuito com direito a passaporte para os fãs da bebida participarem e garantirem vários prêmios! As cervejarias ficam próximas umas das outras, o que facilita o passeio mesmo em dias frios ou chuvosos.

Saiba mais: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

11. Conhecer um restaurante temático

Estes estabelecimentos não apenas proporcionam deliciosas refeições, mas também mergulham os visitantes em diferentes épocas e culturas. São restaurantes e bares temáticos de dar água na boca!

Saiba mais: #DicasGastronômicas: 7 restaurantes e bares temáticos para conhecer em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis/ The Collectors e Condado Louva Deus

12. Redescobrir Itaipava

Itaipava é tida, muitas vezes, como uma própria cidade pela variedade de opções de lazer disponíveis na região. São polos de compras, restaurantes, pousadas, confeitarias e muito mais!

Saiba mais: #RoteiroDosBairros: 11 dicas do que fazer em um dia em Itaipava

Fotos Divulgação

13. Curtir um programa em grupo

Petrópolis oferece muitas opções de programas de lazer que podem ser desfrutadas em grupo, criando memórias incríveis! Se além da cultura você também busca entretenimento e, quem sabe, uma boa dose de adrenalina, Petrópolis tem as opções certas pra você!

Saiba mais: 5 programas de entretenimento para fazer em grupo em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis e @kartindoorpetropolis

14. Fazer uma visita guiada aos museus da cidade

Em Petrópolis, o que não faltam são museus. Tanto aqueles capazes de remeter os visitantes aos tempos do império, quanto os que tratam da colonização do município, de seu artesanato, ou então os mais contemporâneos, que contam histórias por meio de objetos que guardam.

Saiba mais: 6 museus que oferecem visitas guiadas em Petrópolis

Foto: Divulgação

15. Apreciar uma boa massa

Tem combinação melhor do que massa e uma noite fria? Além dos germânicos, Petrópolis teve também uma forte imigração italiana que, assim que aqui chegaram, fizeram questão de incorporar à cidade sua rica gastronomia. Hoje, o município conta com tradicionais restaurantes de massas: alguns deles pertencentes a descendentes dos colonos.

Saiba mais: 17 lugares para comer uma boa massa em Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

16. Se deliciar com um bom fondue

O feriadão será de chuva e frio em Petrópolis, com temperaturas entre 16°C e 23°C. Com essa queda nos termômetros, nada melhor do que aproveitar a boa gastronomia que a região serrana oferece para petropolitanos e turistas. Para combinar com o frio, a cidade oferece opções deliciosas de fondues em diversos restaurantes, desde o Centro até Itaipava.

Saiba mais: 13 restaurantes para comer um bom fondue e aproveitar o clima em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis/ Reprodução

17. Fazer um tour para os amantes de vinho

Dizem que não tem lugar melhor para apreciar um bom vinho do que nas montanhas. Petrópolis tem ótimas opções para quem é amante do segmento. De restaurantes aconchegantes e munidos de adegas próprias a vinícolas nas redondezas para se surpreender e encantar!

Saiba mais: Roteiro para quem ama vinho em Petrópolis: restaurantes e vinícolas próximas para conhecer e se encantar

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir