Estudantes de Petrópolis se preparam para participar do maior evento de Robótica da América Latina 2023
O evento acontecerá em Salvador, na Bahia, no Centro de Convenções com os alunos do Colégio Vicentino Santa Isabel
Petrópolis está prestes a ter um feito notável na área da educação e tecnologia. Um grupo de estudantes do Colégio Vicentino Santa Isabel, estão se preparando para participar do “Robótica 2023”. O maior evento da América Latina ocorre em Salvador, entre os dias 07 e 13 de outubro, no Centro de Convenções.
Será uma oportunidade para os profissionais da área, estudantes e instituições de ensino se reunirem e trocarem ideias sobre o futuro da robótica. Serão palestras, workshops, exposições, competições de robôs e muito mais.
Foto: divulgação
O evento conta com onze estudantes do Colégio Vicentino Santa Isabel, em parceria com a Infotec Educacional, participando em três grupos de trabalho. Confira:
Equipe “Anjos de Gelo”
O grupo fará uma performance remetendo ao filme Frozen, onde o tema será cantado, com acompanhamento musical ao vivo, tudo por conta dos participantes. No cenário serão vários robôs, incluindo o famoso “Olaf”, sendo este totalmente autonômo, que irá interagir com os demais personagens e humanos em palco.
Equipe “Nós Capota Mas Não Cai”
O time preparou uma interação da saga Star Wars, com a presença do mitológico personagem R2-D2, percorrendo caminhos e variações de movimento a partir de comandos de voz e luz.
Equipe “Colmeia”
Será apresentada uma peça teatral com a presença de robôs atuando em palco. O robô atenderá comandos de voz, no estilo Alexa, baseado em inteligência artificial.
Essa modalidade é conhecida como “OnStage”, onde os grupos podem propor atividades que tenham também algum desenvolvimento artístico, além de muita tecnologia.
Fotos: divulgação
O Professor e coordenador da Infotec Educacional, Sérgio França, diz que são mais de dez anos de experiência neste tipo de evento e que todo esse movimento para torneios é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes.
“Eles retornam desse tipo de atividade completamente transformados e amadurecidos. No próximo ano, teremos oportunidade de participar de dois eventos na NASA, nos Estados Unidos. Acredito que essa participação em Salvador será um ótimo aquecimento para eles”, disse.