Connect with us

5 coisas que você precisa saber sobre a Serra Serata neste ano em Petrópolis

Agenda

5 coisas que você precisa saber sobre a Serra Serata neste ano em Petrópolis

Festa da cultura italiana começa nesta quinta-feira (5) em novo formato

A 14° edição da Serra Serata, a festa da cultura italiana em Petrópolis, começa nesta quinta-feira (5). A celebração segue até 15 de outubro em bares, restaurantes, delicatessens e cafeterias com cardápios especiais, além de oficinas gastronômicas e uma programação cultural com shows, baile e apresentação de banda e orquestra. E para te ajudar a se programar para curtir o evento, reunimos 5 coisas que você precisa saber sobre a Serra Serata neste ano em Petrópolis.

Foto: Divulgação

1. Novo formato

Em agosto deste ano, a Prefeitura de Petrópolis havia suspendido a realização da festa, por questões orçamentárias  em razão da queda dos repasses de ICMS ao município. Originalmente, o evento estava previsto para ocorrer entre os dias 14 e 24 de setembro.

Porém, uma semana depois do anúncio, a Casa d’Itália Anita Garibaldi, em parceria com empresários e dirigentes do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) e da Rua 16 de Março, garantiu a realização da Serra Serata em um novo formato para 2023.

Foto: Divulgação

2. Restaurantes participantes

O evento este ano tem o tema “La Festa di Tutti – A festa de todos, por toda a cidade” e foi dividido em diversos ambientes, não mais sendo realizado apenas no Palácio de Cristal. Já são 22 os estabelecimentos que fazem parte da festa oferecendo pratos e preços especiais.

Tem festival de nhoque, torta com gelato, lasanha, tagliatelle, fetucine, pizza e todas as tradicionais massas em receitas diferenciadas e tradicionais desenvolvidas para o Serra Serata. A relação dos participantes está nas redes sociais da @casaditaliapetropolis, assim como toda a programação do evento.

Foto: Divulgação

3. Oficinas

Para aqueles que desejam aprimorar suas habilidades culinárias, a Serra Serata 2023 oferece uma empolgante programação de oficinas. No dia 14 de outubro, às 13h, o Shopping Arcádia será palco da oficina Pasta Alla Teodósia, conduzida pelos talentosos chefs Maria Cristina e Adriana Marchese.

Além disso, no mesmo dia, às 17h, no Hipershopping, os participantes terão a oportunidade de aprender com o renomado chef d’Tarso e sous chef Cátia Oliveira em uma oficina com a receita do Gnocchi a la Serra Serata.

Pra anotar aí:

  • 14 de outubro, às 13h – Oficina Pasta Alla Teodósia com as Chefs Maria Cristina e Adriana Marchese – Shopping Arcádia
  • 14 de outubro, às 17h – Oficina Gnocchi a la Serra Serata com o Chef d’Tarso e Sous Chef Cátia Oliveira – Hipershopping

Foto: Divulgação

4. Programação cultural

A programação cultural começa no dia 8, às 15h, no Palácio de Cristal, que será o cenário de um animado Baile Geração Prateada, uma celebração dedicada à geração mais experiente, com apoio da Prefeitura.

No dia 14 de outubro, às 19h, no Pátio Bar, a festa inclui show imperdível do grupo Concreto Humano cantando Renato Russo e as canções italianas imortalizadas na voz do ídolo.

Já no dia 15, às 16h, o Hipershopping receberá a Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares”.

Programação cultural

  • 5 de outubro, às 19h30 – Jantar de abertura (adesão) – Ristorante Luigi
  • 8 de outubro, às 15h – Baile Geração Prateada – Palácio de Cristal
  • 14 de outubro, às 19h – Festa de encerramento – show da banda Concreto Humano com repertório de músicas italianas eternizadas por Renato Russo – Pátio Bar
  • 15 de outubro, às 16h – Orquestra da Ação Social pela Música do Brasil, sob a regência do maestro Raphael Macedo, com o concerto “Viva Itália e seus cantares” – Hipershopping

Foto: Divulgação

5. História do evento

A Serra Serata celebra imigrantes italianos que começaram a chegar à cidade em 1845. Os italianos tiveram uma participação significativa na história de Petrópolis, contribuindo para a formação da cidade e influenciando diversos aspectos de sua cultura e sociedade.

A primeira italiana a chegar à cidade foi a imperatriz Teresa Cristina Maria, natural de Nápoles. A imigração italiana em Petrópolis aconteceu entre o final do século XIX e o início do século XX, se concentrando no Cascatinha e no Alto da Serra.

Dentro desse contexto, a Serra Serata desempenha um papel fundamental ao nos proporcionar uma oportunidade de relembrar a presença marcante dos italianos em nossa história e destacar a importância desse povo na consolidação urbana de nossa estimada Cidade Imperial. A celebração da Serra Serata é um tributo à rica herança italiana que continua a enriquecer nossa comunidade e a nos conectar com nossas raízes históricas.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Pra anotar aí:

Serra Serata 2023

Quando: de 5 a 15 de outubro

Onde: restaurantes e espaços participantes

Mais informações: @casaditaliapetropolis, @visitepetrópolis), @rua16demarco e @ruateresaoficial

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir