Connect with us

Petrópolis se mantém na mais alta categoria do Mapa do Turismo Brasileiro em 2023

Cidade

Petrópolis se mantém na mais alta categoria do Mapa do Turismo Brasileiro em 2023

A cidade é uma das sete do estado na categoria A, com destaque para os pontos turísticos, polos de moda, segurança e eventos

Desde 2018, Petrópolis é considerada uma cidade de categoria A, a mais alta, no Mapa do Turismo Brasileiro. E, em 2023, isso não foi diferente. O município se manteve como um dos 55 de todo o Brasil na mais alta posição.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Única da região

Em todo o estado do Rio de Janeiro, apenas sete cidades conseguiram a categoria A, sendo elas: Angra dos Reis, Armação de Búzios, Cabo Frio, Macaé, Paraty, Petrópolis e Rio de Janeiro.

Na região turística da Serra Verde Imperial, da qual Petrópolis faz parte juntamente com Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo e Teresópolis, a Cidade Imperial foi a única no topo do ranking.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Destino multifacetado

O relatório do Mapa do Turismo Brasileiro destaca Petrópolis como um destino turístico multifacetado.

“Há tantas experiências para vivenciar que um só dia é pouco para conhecer a famosa Cidade Imperial. O clima ameno, a paisagem exuberante da Mata Atlântica e sua importância histórica nos períodos da Estrada Real, Império e República deixaram legados histórico-culturais, arquitetônicos e socioeconômicos importantes, destacando-se a presença da Família Imperial no século XIX, além dos imigrantes portugueses, germânicos e italianos”, aponta o documento.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Pontos turísticos

Dentre os principais pontos turísticos mais visitados na cidade estão o Museu Imperial, Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcânatara e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Veja também: Guia turístico: confira o horário de funcionamento dos principais atrativos de Petrópolis

catedral palácio de cristal - @fotodepassagem e Arquivos Sou Petrópolis

Fotos: @fotodepassagem e Arquivos Sou Petrópolis

Tour Cervejeiro

O Ministério do Turismo destaca ainda o Palácio Quitandinha e o beer tour na Cervejaria Bohemia e em cervejarias artesanais. “Saboreie as delícias gastronômicas e desfrute do bem-estar nos aconchegantes hotéis e pousadas”, frisa.

Veja também: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Natureza

Para os amantes da natureza, o Mapa recomenda os Circuitos Ecorrurais,o Parque Cremerie e o Parque Natural Municipal, além de caminhadas e banhos de cachoeira no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e passeios de bicicleta e jeep.

Veja também: Roteiro de Secretário: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis / Você sabia que o PARNASO, em Petrópolis, tem a maior rede de trilhas do Brasil? / Um dia no Cremerie: 6 atividades para fazer em um dos parques mais antigos de Petrópolis

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

Polos de moda e segurança

Outro destaque são os polos de moda e a segurança. “Reserve um tempo para as compras na Rua Teresa, Centro Histórico, Itaipava e Bingen. É a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro, capital estadual do casamento, da cerveja e dos produtos orgânicos. Viva Petrópolis!”, finaliza o documento.

Veja também: Quatro polos de moda para fazer compras em Petrópolis

Rua Teresa  e Rua 16 de março – Fotos Divulgação

Eventos

Em relação aos eventos, os principais, segundo o órgão, são a Bauernfest, Bunka-Sai, Serra Serata, Natal Imperial, Petrópolis Gourmet, Ubuntu, Festival de Caldos e Fondues e os Festivais de Inverno.

Veja também: Das festas juninas à Bauernfest: 17 eventos para curtir em junho em Petrópolis

Foto: Edgar Pujol

O Mapa

É um instrumento elaborado pelo Ministério do Turismo – MTur para identificar o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros.

A pesquisa completa pode ser consultada clicando aqui.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir