15 passeios para fazer a pé no Centro de Petrópolis saindo da Praça da Liberdade
Templos religiosos, parques e museus para caminhar pela história, cultura e beleza da cidade
*Matéria atualizada em 16 de abril de 2024
Embora o Obelisco seja tido como o coração da cidade, quem conhece Petrópolis sabe bem que pulsam da Praça da Liberdade inúmeros caminhos e possibilidades de visitação e encantamento. Pensando nisso, reunimos alguns passeios para fazer a pé no Centro da cidade tendo sempre como ponto de partida a Praça da Liberdade. Confira!
1. Relógio das Flores (2 min.)
Construído pela Prefeitura de Petrópolis e inaugurado no dia 7 de setembro de 1972, em comemoração aos 150 anos da Independência do Brasil, o Relógio das Flores fica em terreno cedido pela Universidade Católica de Petrópolis e, como o nome já indica, é um cartão-postal florido e lindo para uma rápida visita e fotos! O idealizador foi o jornalista e então secretário municipal de Serviços Públicos, Sylvio Carvalho.
Endereço: em frente ao prédio da Universidade Católica de Petrópolis – Rua Barão de Amazonas, 124
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Petrópolis
2. Museu Casa de Santos Dumont (2 min.)
Localizado na Rua do Encanto, 22, no Centro – ao lado do Relógio das Flores – o imóvel foi casa de veraneio do aviador que, por muitos, é tido como o pai da aviação. Nascido em 1873, na Fazenda Cabangu, em João Gomes (hoje chamada de Santos Dumont), em Minas Gerais, Santos Dumont construiu a “Encantada”, em Petrópolis, em 1918. Com particularidades do início ao fim da visita a visita é uma surpresa a cada curva!
Endereço: Rua do Encanto, 22
Veja também: Um dia na Casa de Santos Dumont: 8 dicas de como aproveitar o melhor do espaço
Fotos: Reprodução/Instagram @leormoretti
3. Museu de Porcelana (2 min.)
Tido como o primeiro museu do Brasil e das Américas dedicado a animais de porcelana, o Museu de Porcelana de Petrópolis reúne um acervo com cerca de 1300 animais feitos em porcelana europeia e pintados à mão. O espaço foi aberto em 2018 e é o ponto turístico mais bem avaliado da cidade no site Trip Advisor. Suas peças são de origem alemã, italiana, dinamarquesa e francesa.
Endereço: Avenida Barão de Amazonas, 88
Veja também: Conheça o colecionador petropolitano que fundou o único museu de porcelana da América Latina
Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis
4. Museu de Cera de Petrópolis (1 min.)
Aberto em 2011, o Museu de Cera de Petrópolis é tido como o primeiro do Brasil com padrões internacionais de hiper-realismo. São 38 diferentes estátuas de figuras que vão desde o Papa Francisco, Dom Pedro II e Mandela, a personagens como Jack Sparrow, o vilão Pinguim, atletas e cantores, como Elvis e os Beatles. Normalmente de origem inglesa, as peças são em tamanho real e até cabelo humano têm!
Endereço: Avenida Barão de Amazonas, 35
Veja também: Você sabia que petropolitanos pagam meia-entrada todos os dias no Museu de Cera?
Fotos: Instagram @tripsbtmanu
5. Museu dos Brinquedos de Petrópolis (1 min.)
O Museu dos Brinquedos foi fundado pelo carioca Marcos Paulo de Almeida: um apaixonado pelo passado e por todas as histórias que ele carrega. Hoje, o Museu reúne, além de brinquedos e centenas de jogos de tabuleiro, objetos relacionados ao universo do futebol e itens que ajudam a contar a evolução da tecnologia nos últimos anos. O acervo está distribuído em cinco espaços com direito a uma lojinha que comercializa produtos nostálgicos.
Endereço: Avenida Barão de Amazonas, 25 – Liberty Garden
Veja também: Você sabia que petropolitanos pagam meia-entrada todos os dias no Museu dos Brinquedos?
Fotos: Divulgação
6. Cervejaria Bohemia (6 min.)
Criada em 1853 pelo alemão Heinrich Kremer, a Bohemia é tida como a primeira cervejaria do Brasil. Seu complexo cervejeiro conta com bar, restaurante e a fábrica para visitação e degustação. Frequentemente são realizados no local eventos e feiras que envolvem música, artesanato e gastronomia.
Endereço: Rua Alfredo Pachá, número 166
Veja também: Roteiro Cervejeiro: 8 lugares para visitar em Petrópolis se você ama cerveja
Fotos: Reprodução/Instagram @petro_tours e @soupetropolis
7. Museu do Japão (5 min.)
No mesmo local em que hoje opera a Pousada Dom Petrópolis, foi também instalada em 1897 a Legação do Japão em Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa no país. Sendo assim, a Dom conta com um acervo de livros, documentos, revistas e objetos exclusivos repletos de história e significado para a cultura japonesa. O museu já recebeu o Vice-cônsul do Consulado do Japão no Rio e é aberto ao público com entrada gratuita!
Endereço: Av. 7 de Abril, 609
Veja também: [Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade
Fotos: Divulgação
8. Palácio de Cristal (8 min.)
Primeira construção pré-fabricada do Brasil, o Palácio de Cristal veio da França a pedido de Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel. Inicialmente, a estrutura foi pensada como pavilhão para a realização de exposições de flores e produtos agrícolas. Hoje, além dos referidos eventos, o espaço sedia grandes eventos de valorização da cultura local, a exemplo da Bauernest, Serra Serata e Bunka-Sai.
Endereço: Rua Alfredo Pachá, s/n
Veja também: 7 fatos e curiosidades sobre o Palácio de Cristal, em Petrópolis
Foto: Instagram @gustavogomesfoto
9. Catedral São Pedro de Alcântara (7 min.)
Com a reinauguração em julho de 2022, a Catedral passou a contar com uma galeria auto expositiva que traz história do prédio, além de um emocionante passeio sobre as cúpulas da Catedral que permite visitar o telhado e a torre, com direito a algumas surpresas pelo caminho. Símbolo de beleza e história, a Catedral recebe, anualmente, cerca de 300 mil visitantes que, petropolitanos ou turistas, inevitavelmente se deixam encantar por ela.
Endereço: Rua São Pedro de Alcântara, 60
Veja também: Um passeio pela Catedral de Petrópolis: saiba o que fazer no local
Fotos: Arquivos Sou Petrópolis e @dudatravassos2
10. Museu Imperial (13 min.)
Detentor do maior acervo referente ao império no Brasil, principalmente no que diz respeito ao Segundo Reinado, o Museu Imperial, em Petrópolis, é um lugar encantador para petropolitanos e turistas. E o melhor de tudo, às quartas-feiras, a visitação ao Palácio é gratuita para todos! O interior do Palácio Imperial, bem como os jardins e o Pavilhão das Viaturas, são abertos para visitação.
Endereço: Rua da Imperatriz, 220
Veja também: 9 passeios para fazer no Museu Imperial, em Petrópolis
Fotos: Instagram @viannaanacarolina e @clari_santts
11. Câmara Municipal de Petrópolis (12 min.)
Pertencente ao único barão negro da história do Brasil, o Palácio Amarelo de Petrópolis é hoje sede da Câmara Municipal da cidade. A visitação ao palacete é gratuita, guiada e acontece todos os dias, das 10 às 17 horas. O interior do palácio traz inúmeras pinturas belíssimas que valem a visita.
Endereço: Praça Visconde de Mauá, 89
Foto: Divulgação Câmara Municipal
12. Igreja Luterana (13 min.)
Templo religioso mais antigo do Centro de Petrópolis, a Igreja Luterana foi inaugurada em 1863 a partir da colaboração dos colonos alemães com a anuência e colaboração do Imperador Dom Pedro II. A construção abriga um dos primeiros relógios de torre da cidade e também um órgão centenário em perfeito estado de funcionamento. Lá é possível, ainda, conferir um pequeno museu com peças histórias como bíblias, fotografias e documentos.
Endereço: Avenida Ipiranga, 346
Veja também: Circuito Religioso: 21 igrejas e templos para conhecer em Petrópolis
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
13. Casa de Petrópolis (18 min.)
Tida pelo Iphan como uma das quatro casas particulares do século XIX no Brasil em estado original, a Casa de Petrópolis, popularmente conhecida como Casa dos Sete Erros, foi ocupada pela família Tavares Guerra até 1979. Além das sete diferenças em sua fachada, a construção também é conhecida por ter sido a primeira casa da cidade a utilizar energia elétrica e a abrigar o primeiro relógio de torre de Petrópolis.
Endereço: Avenida Ipiranga, 716
Veja também: 7 fatos e curiosidades sobre a Casa de Petrópolis
Fotos Divulgação
14. Parque Natural da Ipiranga (19 min.)
O Parque Natural da Ipiranga, localizado na Avenida de mesmo nome, é um dos refúgios da correria e agitação no Centro Histórico de Petrópolis. Espaço público e com entrada gratuita, o local funciona de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h. Com um espaço amplo e de contemplação da natureza, o parque conta com mesas e bancos disponíveis para refeições, além da possibilidade de trilhas.
Endereço: Avenida Ipiranga, 853
Veja também: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis
Foto Instagram @soupetropolis e @henrykappaun
Bônus: walking tour da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis
Tendência na Europa, o conceito de walking tour tem ganhado força no Brasil. Modalidade em que são realizados passeios guiados e a pé por uma cidade, em Petrópolis a ideia é “ver e viver” a história e as curiosidades escondidas em cada esquina. Ao todo, são seis rotas disponibilizadas pela Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, que em 2024 completa 40 anos de trajetória no município.
Saiba mais: Conheça as rotas do ‘walking tour’ em Petrópolis: passeios são guiados e feitos a pé pelo Centro