Connect with us

[Dia Internacional dos Museus] Conheça a história do Museu dos Brinquedos, em Petrópolis

Cidade

[Dia Internacional dos Museus] Conheça a história do Museu dos Brinquedos, em Petrópolis

Conheça a história desse espaço pra lá de divertido, idealizado pelo carioca Marcos Paulo

Neste sábado – 18 de maio é celebrado o Dia Internacional dos Museus. A data é um incentivo para que a população visite e aprecie os espaços culturais. E em Petrópolis não faltam opções de lugares que contam a história do Brasil e nos levam a reviver boas recordações da infância e juventude.

Fundado há 4 anos, o Museu dos Brinquedos nos convida a revisitar sensações e bons momentos. A Sou te convida a conhecer a história desse espaço pra lá de divertido!

Fotos: arquivo Sou Petrópolis

Idealização do Museu dos Brinquedos

Idealizado pelo carioca Marcos Paulo Almeida, o Museu dos Brinquedos nasceu de um trabalho de escola. A filha de Marcos tinha que participar de um exposição no colégio e o pai deu a ideia de expor brinquedos antigos. O pequeno acervo fez sucesso entre as famílias e, frente a tantos relatos emocionantes, ele decidiu potencializar o bem-estar causado pelo contato com brincadeiras, personagens e histórias adormecidas.

Foto: arquivo pessoal – Sou Petrópolis

“Comecei com uma coleção para decorar a minha casa e receber os amigos para jogar alguns jogos de tabuleiro. Surgiu um projeto na escola da minha filha, no ano de 2017, e fizemos uma exposição com os brinquedos. Foi emocionante! No final, a escola sugeriu profissionalizar esse hobby, por ter visto a reação dos pais. Ali surgiu a ideia de criar o Museu dos Brinquedos”, conta.

Vivida infância

Presenteado pelos pais e tios, Marcos recorda de ter tido bastantes brinquedos durante a sua infância, que também foi dividida entre as brincadeiras de ruas.

Fotos:  arquivo pessoal

“Brincava muito com brinquedos, mas também brincava de pique bandeira, taco, bola, bolinha de gude, eu colecionava muito. Tive muitos brinquedos, mas não os caros. Gostava muito do personagem He-man, dos bonecos de Comandos em Ação e do Rambo. Mas o que mais gostava era o Vira Monstro Vira Herói”, lembra.

Coleção para o Museu de Brinquedos

Para o acervo crescente de brinquedos que marcaram a infância e a juventude dos anos 50 aos 2000, Marco reuniu alguns de seus pertences da época de que era criança e contou com a colaboração de familiares.

“São alguns da minha infância que fazem parte do Museu. A maioria eram dos meus primos Bruno e Luciana que minha falecida tia Odete guardou e foi fundamental para montar o acervo. Adquiri muitos brinquedos em feira de brechós e hoje recebemos muitas doações de todo o Brasil”.

Foto: divulgação

Um Museu de nostalgia

O Museu de Brinquedos é um dos mais visitados de Petrópolis. E é impossível visitá-lo e não se emocionar. Porta de entrada para uma época em que não havia preocupações, o ambiente acorda a criança interior de cada um, que observa e interage com os itens.

“Cada pessoa tem um brinquedo que marcou sua infância e quando a pessoa que visita o museu o encontra aqui ela se emociona e isso acontece com muita frequência. Por exemplo, o boneco Fofão e o Baby, são os mais queridos”.

Fotos: reprodução instagram @museudosbrinquedosrj

Acervo crescente

São tantos brinquedos que Marcos já até perdeu a conta do tamanho do acervo. Fundado com 500 itens, o projeto agora já passa dos mil objetos, uma estrutura ampliada e incontáveis relatos de visitantes que, graças ao espaço, tiveram a oportunidade de revisitar sensações e bons momentos.

“Perdemos a conta de quantos brinquedos temos. Estamos catalogando o acervo tanto no museu quanto os que estão guardados em um depósito na minha casa. Hoje recebemos visitantes de vários lugares. É uma sensação maravilhosa. Incrível receber mensagens de pessoas que dizem que virão à cidade só para visitar o Museu”.

Fotos: reprodução instagram @museudosbrinquedosrj

Exposição itinerante

O Museu dos Brinquedos oferece exposição itinerante em escolas. A partir dela, são levados aos colégios alguns brinquedos antigos, videogames do passado e objetos que marcaram época, com a possibilidade de realização de oficinas com brincadeiras.

“Está sendo sensacional a aceitação das crianças e estamos nos divertindo muito. Fazer as crianças brincarem é mais uma missão de vida”.

Fotos: reprodução instagram @museudosbrinquedosrj

Doação de brinquedos

Aqueles que quiserem doar itens para o acervo do Museu podem ir até o local, que fica na Avenida Barão de Amazonas, número 25, no Centro, de sexta a domingo, das 10 às 17 horas; ou então fazer contato com o Marcos pelo telefone (21) 98941-7588. Acompanhe o @museudosbrinquedosrj e fique por dentro dessa diversão.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir