Connect with us

7 fatos e curiosidades sobre o Palácio de Cristal, em Petrópolis

História

7 fatos e curiosidades sobre o Palácio de Cristal, em Petrópolis

Inaugurado em 1884, atrativo foi um presente do Conde D’Eu para a princesa Isabel

*Matéria atualizada em 09/04/2024

Um dos atrativos mais icônicos de Petrópolis, o Palácio de Cristal é, sem dúvida, também um dos que carrega mais história. O monumento, em seus 140 anos de existência, foi palco de importantes momentos históricos e é uma das principais referências quando o assunto é o Brasil na época do Império.

Fotos Reprodução: Marc Ferrez e @mcrgil

Confira aqui alguns fatos e curiosidade sobre o Palácio de Cristal:

1. Petrópolis antes do Palácio de Cristal

Bem antes da inauguração do Palácio de Cristal, o local onde foi construído era conhecido como a Praça da Confluência ou Koblez. Projetado pelo Major Julius Koeler, o espaço recebia os principais eventos petropolitanos, como as exposições de produtos agrícolas e flores.

Foto: Revert Henry Klumb, 1875

#Curiosidade: Até hoje a cidade busca manter essa tradição e as portas do Palácio de Cristal são abertas em todo o começo de estação para uma exposição de flores e cerâmicas trazidas pelos produtores locais.

2. Um presente para a princesa

Com a necessidade de construir uma estrutura para receber os eventos da cidade, o Conde D’Eu, então marido da princesa Isabel, encomendou a construção do Palácio, que foi montado pelo engenheiro Eduardo Bonjeam. O projeto teve início em 1879, sendo concluído em 2 de fevereiro de 1884.

Foto: Brasiliana Fotográfica

3. Baile de inauguração

No dia da inauguração, o Palácio de Cristal recebeu um grande baile, que contou com a presença de toda a corte, além das pessoas mais influentes de Petrópolis na época.

Foto: Acervo IMS

4. O Palácio e a Lei Áurea

Em 1888, após a libertação dos escravos, a princesa Isabel realizou um baile no local e entregou as cartas de alforria para os últimos escravizados que viviam em Petrópolis.

Foto: Reprodução do Correio Imperial de 12 de abril de 1888, convidando as pessoas para a celebração no Pavilhão Hortícola, atual Palácio de Cristal

5. O Palácio pós-Império

Após a proclamação da república, o Palácio acabou ficando sem utilidade, principalmente pela ligação com a família Imperial. A estrutura sofreu dos mesmos problemas que as ruas do Centro, que tiveram os nomes modificados (Rua do Imperador x Avenida 15 de Novembro) e ficou no esquecimento. Em 1938, como uma forma de revitalizar o local, o prédio virou a sede do Museu Histórico de Petrópolis, que fica atualmente no Museu Imperial.

Foto: Marc Ferrez

6. Maracanã quase causou a demolição do Palácio

Com a construção do Maracanã em 1950, muitas propostas para a demolição do Palácio de Cristal chegaram às mãos de Nelson de Sá Earp, então prefeito da cidade, visando a instalação de um complexo esportivo na cidade, como foi feito em outros municípios na época.

Com medo, historiadores locais, liderados por Guilherme Auler, conseguiram o tombamento do monumento e a preservação da história de Petrópolis.

Foto: Ministério da Cultura

7. O Palácio de Cristal atualmente

Atualmente, o prédio histórico sedia os principais eventos culturais de Petrópolis como a Bauernfest, o Serra Serata e o Bunka Sai. Reaberto em março de 2023, o Palácio passou por uma série de reformulações para melhorar a acessibilidade no local, como piso fulget e a adição de rampas. Com entrada gratuita, o espaço funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e é um dos principais cartões postais de Petrópolis.

Foto: Divulgação/PMP

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir