Connect with us

[Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Cultura

[Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Livros, documentos, revistas e objetos exclusivos da cultura japonesa no Brasil podem ser vistos na Pousada Dom Petrópolis

*Matéria atualizada em 15 de agosto de 2023

Petrópolis é conhecida por ser a casa de diversas culturas. Brasil, Portugal, Alemanha e Itália são as mais presentes visualmente na arquitetura da cidade, que se diferencia das outras por absorver o que aprendeu com os fundadores e transformar em algo próprio.

Porém, dentro dos anexos da Pousada Dom Petrópolis, localizada no Centro, uma ligação antiga com o Japão é externada para os petropolitanos: o Museu do Japão.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

O Museu do Japão

Para entender o elo entre Petrópolis e o Japão, é preciso voltar no tempo. Em 5 de novembro de 1895, foi assinado o Tratado de Amizade de Comércio e de Navegação, em Paris, iniciando as relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão.

Em 1897, os japoneses instalaram sua Legação em Petrópolis, na Avenida Sete de Abril, número 609, onde fica a Pousada Dom Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa do país. O casarão foi a sede do grupo até 1903. Os jornais da época atribuem a escolha à epidemia de febre amarela que assolava o Rio de Janeiro naquele período.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

O legado japonês em Petrópolis

Além do Museu do Japão, na Dom Petrópolis, os japoneses também deixaram as belas cerejeiras como legado de sua passagem na cidade imperial. Em 1995, quatro entidades japonesas plantaram mais de 300 mudas de cerejeiras no Quitandinha, no Palácio Rio Negro e no Museu Imperial, em uma ação comemorativa ao Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.

Veja também: Circuito das Cerejeiras: mapa virtual mostra onde encontrar e apreciar as flores em Petrópolis

Foto: Everton Ferreira

O Bunka-Sai

Realizado no Palácio de Cristal entre os dias 17 e 20 de agosto, o Bunka-Sai é a festa da cultura japonesa em Petrópolis. O evento tem comidas típicas, danças folclóricas e artes marciais.

Veja também: Conheça 7 curiosidades sobre o Bunka-Sai, a Festa da Cultura do Japão de Petrópolis

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

A imigração japonesa no Brasil

Os japoneses chegaram ao Brasil no ano de 1908. Desembarcando em Santos, mais de 165 famílias japonesas vieram trabalhar nas fazendas de café do Vale do Paraíba, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. No período entre guerras, de 1914 a 1945, cerca de 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras.

Aberto ao Público

O Museu do Japão é aberto para hóspedes da Pousada e, também, para o público.

  • Para o público: de segunda a segunda, de 8h às 18h.
  • Para hóspedes: de segunda a segunda, aberto 24h.

Endereço: 

  • Pousada Dom Petrópolis – Avenida 7 de Abril, 609 – Centro

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir