Connect with us

[Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Cultura

[Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Livros, documentos, revistas e objetos exclusivos da cultura japonesa no Brasil podem ser vistos na Pousada Dom Petrópolis

Petrópolis é conhecida por ser a casa de diversas culturas. Brasil, Portugal, Alemanha e Itália são as mais presentes visualmente na arquitetura da cidade, que se diferencia das outras por absorver o que aprendeu com os fundadores e transformar em algo próprio.

Porém, em uma pousada no Centro, uma ligação antiga com o Japão é externada para os petropolitanos.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

O Museu do Japão

Para entender o elo entre Petrópolis e o Japão, é preciso voltar no tempo. Em 5 de novembro de 1895, foi assinado o Tratado de Amizade, de Comércio e de Navegação, em Paris, iniciando as relações diplomáticas entre o Brasil e o Japão.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Em 1897, os japoneses instalaram sua Legação em Petrópolis, na Avenida Sete de Abril, número 609, onde fica a Pousada Dom Petrópolis, marcando a primeira representação diplomática japonesa do país. O casarão foi a sede da Legação até 1903. Os jornais da época atribuem a escolha à epidemia de febre amarela que assolava o Rio de Janeiro na época.

Atualmente, o Museu do Japão conta com um acervo de livros, documentos, revistas e objetos exclusivos da cultura japonesa no Brasil. O atrativo também já recebeu a visita do Vice-Cônsul do Consulado do Japão no Rio de janeiro. A casa é aberta ao público e tem entrada gratuita.

O legado japonês em Petrópolis

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Além do Museu do Japão, na Dom Petrópolis, os japoneses também deixaram as belas cerejeiras como legado de sua passagem na cidade imperial. Em 1995, quatro entidades japonesas plantaram mais de 300 mudas de cerejeiras no Quitandinha, no Palácio Rio Negro e no Museu Imperial, em uma ação comemorativa ao Tratado de Amizade entre Brasil e Japão.

O Bunka-Sai

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

Realizado no Palácio de Cristal, o Bunka-Sai é a festa da cultura japonesa em Petrópolis. O evento tem comidas típicas, danças folclóricas e artes marciais.

A imigração japonesa no Brasil

Os japoneses chegaram ao Brasil no ano de 1908. Desembarcando em Santos, mais de 165 famílias japonesas vieram trabalhar nas fazendas de café do Vale do Paraíba, na divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro. No período entre guerras, de 1914 a 1945, cerca de 160 mil japoneses vieram morar em terras brasileiras.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir