Connect with us

Com uma das vistas mais deslumbrantes de Petrópolis, conheça a trilha da Pedra do Retiro

Bem-estar

Com uma das vistas mais deslumbrantes de Petrópolis, conheça a trilha da Pedra do Retiro

*Matéria atualizada às 16h do dia 17/01/23

Com uma das vistas mais completas e deslumbrantes de Petrópolis, a Pedra do Retiro é uma das opções de trilhas na cidade onde é possível admirar as belezas naturais da Serra. Conheça as características do percurso que levam ao local, a duração da caminhada e aspectos que vão fazer com que você a inclua em seu próximo roteiro!

Fotos: Reprodução/Instagram @larissafurt

Sobre a trilha

Tida como uma trilha de dificuldade moderada, a Pedra do Retiro tem 1,541 metros de altitude em seu cume. Composta pela Pedra do Retiro Mirim, cerca de cem metros mais baixa, a “dupla” pertence ao chamado Conjunto da Serra Negra, que é constituído por várias montanhas, como Seio de Vênus, Cão Pastor, Pedra da Amizade, Pedra do Coelho e Pedra da Preguiça, por exemplo.

Fotos: Reprodução/Instagram @carolaviianna – @brunoc.andre

Estima-se que o trajeto de ida e volta seja de 6 km de extensão, o que significa que, do começo da trilha ao cume, o percurso leve entre 1h30 e 2 horas de duração. Uma das principais dificuldades apontadas pelos visitantes é o início da trilha – bastante íngreme – e os precipícios que fazem parte da primeira parte do trajeto. Por outro lado, uma vez passada essa fase mais desafiadora inicial, a caminhada se revela prazerosa e um livro aberto à geografia local.

Como chegar?

Em conversa com o guia de montanhas André Vasconcellos, o Sheik, descobrimos que são três os acessos à Pedra do Retiro. Assim, é possível acessá-la pelo Vale dos Esquilos; Moinho Preto ou então pela Toca do Coelho, na Mosela. Nesta última opção, o caminho é feito pelo trecho onde antigamente era sediada a fábrica de água mineral Petrópolis. A vantagem dele é poder escolher passar ou não pela pedra mirim.

Fotos: Reprodução/Instagram @gui.santiag0 – @na7hann

Independente da opção escolhida, o recomendado é ser acompanhado de um guia, já que pelo caminho são encontradas bifurcações que podem fazer com que o público se perca.

Um passeio recompensador

Ideal para testemunhar o nascer do Sol, a Pedra do Retiro, por outro lado, não é tão indicada para fins de tarde já que, devido a sua localização e menor altitude, o Sol acabe “se escondendo” em outras formações rochosas. A vista de lá é de 360 graus, o que significa que é possível avistar todas as unidades de conservação da cidade: a Reserva Biológica de Araras, a MONA Maria Comprida, quase todo o paredão de 2 mil metros da Serra dos Órgãos.

Fotos: Reprodução/Instagram @poraimih – @camillyaguiar

Da Pedra do Retiro é possível avistar, ainda, o Centro Histórico, a Pedra de Itaipava, o Circuito das Montanhas da Posse – Taquaril. Em resumo, os três distritos e suas belezas naturais.

#Dica de passeio guiado:

A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com:

Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
Guia Luana Manhães – (24) 988077721

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

– Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;

– Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;

– Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;

– Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir