Connect with us

Pedra do Quitandinha: tudo o que você precisa saber antes de visitar o local

Turismo

Pedra do Quitandinha: tudo o que você precisa saber antes de visitar o local

A trilha é uma das opções de programas de lazer e ecoturismo na Cidade Imperial

*Matéria atualizada às 15h do dia 28 de setembro de 2023

Essa dica é para quem ama passeios pela natureza, mas prefere trilhas mais leves e fáceis. Localizada no bairro Quitandinha, em Petrópolis, a trilha da Pedra do Quitandinha é uma das opções de programas de lazer e ecoturismo na Cidade Imperial.

Fotos: Instagram @jhonattanrj e Arquivos Sou Petrópolis

E não é de hoje que aventureiros e aventureiras vão atrás da vista extraordinária da Pedra do Quitandinha. Em um registro extraído do livro “Apostas Encerradas”, do jornalista Flávio Mena Barreto, pode-se ver que o Palácio Quitandinha ainda estava sendo construído quando trilheiros iam explorar as belezas do local.

Foto Arquivo Pessoal Ângela Maria Gomes Porto Rocha / Foto Instagram @tiagofernandesphotography

Sobre a trilha

Se você curte fazer trilhas e caminhadas ou está a fim de começar, a Pedra do Quitandinha é uma ótima opção. Considerada uma trilha leve, de aproximadamente 30 minutos, o percurso não apresenta muitas dificuldades e é de fácil orientação. Metade do caminho é em mata fechada e a outra metade é em mata aberta, tornando o passeio ainda mais agradável.

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

A recompensa para quem chega ao final da trilha é a vista de Petrópolis, com destaque para o imponente Palácio Quitandinha. Em dias claros, também é possível avistar o Rio de Janeiro e as montanhas da Serra dos Órgãos.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Como chegar?

Para começar a fazer a trilha existem duas opções, uma mais longa e de fácil acesso (Acesso 1), e outra mais curta e mais difícil de chegar de carro (Acesso 2).

Acesso 1: A trilha tem início em uma escadaria que fica ao lado direito do Palácio Quitandinha. Ao fim das escadarias você vai seguir por uma rua de paralelepípedo e depois em estrada de terra. A maior parte do percurso é em calçamento de pedras, e não estranhe ao ver muitas casas pelo caminho.

Tempo de trilha: 1h30.

Foto: blog Viaje com Leandro

Acesso 2: Você deve seguir pela Rua Uruguay e pegar a primeira a esquerda, fazendo uma curva bem fechada. Siga sempre pela rua asfaltada e vá subindo. Em um momento, você vai ver que a rua passa a ser de terra. Continue mais um pouco, até quando não der mais para o carro subir. É ali que você deve estacionar e começar a caminhada a pé pela trilha, que fica à direita. Para seguir o GPS, clique aqui.

Tempo de trilha: 30 minutos.

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

Dicas importantes:

Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:

  • Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
  • Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça. Para um tour guiado ou passeios especiais narrados com muita história e cultura de Petrópolis, entre em contato com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP): (24) 98842-3235 (WhatsApp);
  • Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
  • Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir