Com uma das vistas mais deslumbrantes de Petrópolis, conheça a trilha da Pedra do Retiro
*Matéria atualizada às 16h do dia 17/01/23
Com uma das vistas mais completas e deslumbrantes de Petrópolis, a Pedra do Retiro é uma das opções de trilhas na cidade onde é possível admirar as belezas naturais da Serra. Conheça as características do percurso que levam ao local, a duração da caminhada e aspectos que vão fazer com que você a inclua em seu próximo roteiro!
Fotos: Reprodução/Instagram @larissafurt
Sobre a trilha
Tida como uma trilha de dificuldade moderada, a Pedra do Retiro tem 1,541 metros de altitude em seu cume. Composta pela Pedra do Retiro Mirim, cerca de cem metros mais baixa, a “dupla” pertence ao chamado Conjunto da Serra Negra, que é constituído por várias montanhas, como Seio de Vênus, Cão Pastor, Pedra da Amizade, Pedra do Coelho e Pedra da Preguiça, por exemplo.
Fotos: Reprodução/Instagram @carolaviianna – @brunoc.andre
Estima-se que o trajeto de ida e volta seja de 6 km de extensão, o que significa que, do começo da trilha ao cume, o percurso leve entre 1h30 e 2 horas de duração. Uma das principais dificuldades apontadas pelos visitantes é o início da trilha – bastante íngreme – e os precipícios que fazem parte da primeira parte do trajeto. Por outro lado, uma vez passada essa fase mais desafiadora inicial, a caminhada se revela prazerosa e um livro aberto à geografia local.
Como chegar?
Em conversa com o guia de montanhas André Vasconcellos, o Sheik, descobrimos que são três os acessos à Pedra do Retiro. Assim, é possível acessá-la pelo Vale dos Esquilos; Moinho Preto ou então pela Toca do Coelho, na Mosela. Nesta última opção, o caminho é feito pelo trecho onde antigamente era sediada a fábrica de água mineral Petrópolis. A vantagem dele é poder escolher passar ou não pela pedra mirim.
Fotos: Reprodução/Instagram @gui.santiag0 – @na7hann
Independente da opção escolhida, o recomendado é ser acompanhado de um guia, já que pelo caminho são encontradas bifurcações que podem fazer com que o público se perca.
Um passeio recompensador
Ideal para testemunhar o nascer do Sol, a Pedra do Retiro, por outro lado, não é tão indicada para fins de tarde já que, devido a sua localização e menor altitude, o Sol acabe “se escondendo” em outras formações rochosas. A vista de lá é de 360 graus, o que significa que é possível avistar todas as unidades de conservação da cidade: a Reserva Biológica de Araras, a MONA Maria Comprida, quase todo o paredão de 2 mil metros da Serra dos Órgãos.
Fotos: Reprodução/Instagram @poraimih – @camillyaguiar
Da Pedra do Retiro é possível avistar, ainda, o Centro Histórico, a Pedra de Itaipava, o Circuito das Montanhas da Posse – Taquaril. Em resumo, os três distritos e suas belezas naturais.
#Dica de passeio guiado:
A Guapo Adventure Turismo é formada por experientes guias de atrativos naturais e, acima de tudo, apaixonados pelas montanhas. Eles oferecem serviços de guiamento para trekking, montanhismo e rapel. Para mais informações sobre trilhas em Petrópolis e agendar um passeio guiado entre em contato com:
Guia André Vasconcellos – (24) 992047713
Guia Luana Manhães – (24) 988077721
Dicas importantes:
Como qualquer outro passeio na natureza, é preciso tomar alguns cuidados:
– Evite o local em dias chuvosos ou com previsão de chuva;
– Se não conhecer o caminho, vá acompanhado de alguém que conheça;
– Prefira horários de dia para fazer a trilha. Fazer o percurso de volta no escuro não é indicado, pois você pode errar o caminho;
– Recolha todo o seu lixo e, de forma alguma, faça fogueira na vegetação. A natureza agradece!
Veja também:
- Temporada de Montanhismo: 12 trilhas e passeios para estar em contato com a natureza em Petrópolis
- 14 passeios guiados que unem cultura, aventura e natureza para fazer em Petrópolis
- 16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis
- Pedra de Itaipava: tudo que você precisa saber antes de fazer a trilha
- Saiba como chegar até a Pedra do Cortiço; subida leva menos de uma hora
- Pedra do Quitandinha: tudo o que você precisa saber antes de visitar o local
- Castelinho: tudo o que você precisa saber antes de fazer uma das trilhas mais clássicas da cidade