Connect with us

Projeto para reforço estrutural do túnel extravasor de Petrópolis segue em fase de desenvolvimento

Cidade

Projeto para reforço estrutural do túnel extravasor de Petrópolis segue em fase de desenvolvimento

Segundo a Seinfra, ainda não há prazo para início das obras

O projeto de reforço estrutural do túnel extravasor de Petrópolis segue em fase de desenvolvimento. As obras serão feitas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra) e ainda não tem prazo para serem iniciadas. Segundo a Seinfra, após a finalização do projeto é que será feito o processo de licitação.

O túnel sofreu fortes impactos após as chuvas de fevereiro e março, o que colocou em evidência a necessidade de intervenções emergenciais. Ele tem cerca de 3,5 km e é um importante sistema que desvia as águas do Rio Palatino, do Centro da cidade, para o Rio Piabanha, no Itamarati. Com a manutenção adequada, o sistema evita e/ou minimiza consequências de grandes enchentes na região do Centro Histórico.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Paralelamente as obras emergenciais da Seinfra, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e o Ministério do Desenvolvimento Regional informaram que têm um convênio para a elaboração de projetos que vão subsidiar os serviços de macrodrenagem no Centro Histórico de Petrópolis. Os estudos, de acordo com o Inea, ainda estão em andamento.

O objetivo da macrodrenagem é melhorar o escoamento de águas dos Rios Quintadinha, Palatino e Piabanha, minimizando os alagamentos durante os temporais no Centro Histórico.

Intervenções municipais

Desde as tragédias de fevereiro e março, a prefeitura realizou intervenções, como tapa buracos e limpeza da boca do túnel (na Rua Visconde de Souza Franco – Rua da Feira – no Centro da Cidade).

A Prefeitura fez também a demolição do muro que separava a Rua do Túnel e a antiga fábrica de veludo. A área funciona agora como rota alternativa segura para moradores de áreas que não foram interditadas pela Defesa Civil.
Um portão foi instalado no local, mas somente moradores cadastrados podem passar pela área, assim como serviços essenciais, como a coleta de lixo e ambulâncias. A rota segura passa por dentro da antiga fábrica, com saída pelo portão principal, na Rua Quissamã (já próximo ao Itamarati).

Com relação às obras no túnel, o município reforça que são de responsabilidade do Governo do Estado atendendo às competências sobre as intervenções nos rios da legislação ambiental e também a um acordo feito pela justiça.

Riscos

O túnel tem início na Rua Visconde de Souza Franco (Rua da Feira), no Centro, e segue até a Rua Pedro Elmer, no Itamarati. Toda estrutura é feita de concreto e requer manutenções periódicas.

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

Professor de Engenharia Civil da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Robson Gaiofatto, já alertou que há risco de desabamento da estrutura de concreto, que pode provocar uma nova tragédia na cidade, uma vez que, por cima do túnel, há construções de prédios, casas e ruas entre o Centro e o Quissamã.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir