Connect with us

Rua do Túnel é interditada para veículos devido à fragilidade da via após temporais consecutivos

Cidade

Rua do Túnel é interditada para veículos devido à fragilidade da via após temporais consecutivos

Interdição ocorreu dois dias depois de duas pessoas terem caído em uma cratera de 4 metros de profundidade em uma garagem dentro de uma casa na região

A Rua do Túnel, no Quissamã, foi interditada para veículos na tarde desta quarta-feira (30). A intervenção aconteceu durante vistoria da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras (SEINFRA) e da Defesa Civil de Petrópolis como medida de segurança, devido à fragilidade da via, atingida pelos fortes temporais de 15 de fevereiro e 20 de março.

“A recomendação é que a rua seja interditada. Hoje o local mais estável é a parte central da galeria. As laterais estão comprometidas e devido à fuga de material é preciso realizar o fechamento total para preservar a segurança dos moradores”, destacou o engenheiro da SEINFRA, Gleidson Portela Teixeira,.

Foto: Ascom PMP

A interdição aconteceu dois dias depois de duas pessoas terem caído em uma cratera de 4 metros de profundidade em uma garagem dentro de uma casa na região.

De acordo com a Defesa Civil, a via foi danificada por toda a margem, com diferentes trechos de afundamento, após as três fortes chuvas dos últimos três meses. A via principal foi afetada com vários danos estruturais, que colocam em risco principalmente as casas localizadas à margem do túnel.

A ação específica para a localidade, segundo o órgão, se dá pela situação de risco no local. A região é onde passa o túnel extravasor – que desvia parte da água do Palatino com a função de minimizar as condições de inundação no Centro.

“Nossas equipes estão diariamente no local, vistorias já foram concluídas. A orientação é que as pessoas sigam as recomendações de segurança”, disse o secretário de Defesa Civil, o tenente-coronel Gil Kempers.

Obra emergencial

Uma obra emergencial será feita pelo Governo do Estado, conforme determinado em audiência com a 4ª Vara Cível. A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, que em 40 dias iniciará os trabalhos por toda a extensão da galeria, para a recuperação dos fundos e laterais do túnel.

O prazo para a conclusão dos trabalhos é de até seis meses, a partir da assinatura do contrato de execução da obra.

Rota de fuga

Uma rota de fuga por vias alternativas foi mapeada e ainda foi definido um novo ponto de apoio em área segura na localidade. Agora, o Futebol Clube Palmeira – R. Quissamã, 2041 – é referência para o abrigamento das pessoas que estiverem em área de risco.

Em caso de impactos que dificultem o acesso à via principal da Rua do Túnel, a orientação é que os moradores sigam pelas vias alternativas, que são a Rua Quissamã e a Estrada da Saudade para chegar ao ponto de apoio.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir