Connect with us

11 programas leves e relaxantes para uma experiência única em Petrópolis

Lazer

11 programas leves e relaxantes para uma experiência única em Petrópolis

Para sair da rotina e investir no bem-estar

*Matéria atualizada às 21h do dia 27 de julho de 2023 

Com a correria do dia a dia, tirar um tempinho para cuidar de si próprio é fundamental. Pensando nisso, selecionamos algumas opções leves de programas para descontrair na cidade.

1. Praticar yoga nos jardins do Museu Imperial

Você sabia que todo domingo tem aula de yoga gratuita nos jardins do Museu Imperial? O projeto “Todo dia é dia de Yoga”, promovido pelo professor Thom Bello, busca democratizar  a atividade. As aulas começam às 9h e só não ocorrem em dias de chuva. O projeto é aberto a todos, independente da idade e da existência de experiência prévia. Basta levar um tapetinho ou uma canga e fazer a aula.

Saiba mais: 3 lugares ao ar livre para praticar yoga gratuitas em Petrópolis

Foto: arquivos Sou Petrópolis

2. Aproveitar um dia de day use em família

Que tal passar um dia inteiro aproveitando piscinas e áreas de lazer dos melhores hotéis e pousadas de Petrópolis? São diversos lugares que oferecem o serviço day use, que é ideal para quem quer curtir o melhor desses ambientes em um dia, gastando pouco e com diversão garantida em família.

Saiba mais: 5 pousadas com day use para curtir em Petrópolis

Fotos: reprodução

3. Ter um dia relaxante em um spa

Junte o clima frio da Serra, com a nossa natureza exuberante e com todas as comodidades para relaxar em um local ideal. O resultado é essa lista com seis spas em Petrópolis para descansar o corpo e a mente.

Saiba mais: Conheça 7 spas para relaxar em Petrópolis

Fotos: reprodução

4. Fazer um piquenique com os amigos e família

Com os lindos dias de Sol e céu azul que têm feito em Petrópolis, uma boa opção de programa é fazer um piquenique em um dos recantos oferecidos pela cidade. O que não falta são opções de parques, praças e jardins com o cenário ideal para esquecer do tempo!

Saiba mais: 12 lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

Fotos: arquivo Sou Petrópolis

5.  Andar de bicicleta no Parque de Itaipava

O Parque de Itaipava é, com toda certeza, um dos atrativos de lazer mais visitados de Petrópolis. Considerado um refúgio em Itaipava, ele atrai não só bela beleza, mas pelas atividades físicas oferecidas no espaço. Lá, é possível alugar uma bicicleta, ou o visitante pode ir com a sua própria e dar voltas na pista de caminhada ou andar no circuito de Pump Track do local, para aqueles que buscam um desafio.

Saiba mais: Uma tarde no Parque de Itaipava: 8 atividades físicas e de lazer para curtir no espaço

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Assistir ao por do sol no Parque São Vicente

Além da prática de voo livre, o parque São Vicente é um ótimo lugar para ver o sol se esconder nas montanhas da Serra da Estrela. O parque fica na R. Paula Buarque, 260 – Quitandinha, e tem entrada gratuita.

Saiba mais: 16 lugares incríveis para ver o nascer ou pôr do sol em Petrópolis

Fotos: @lorrainymatos – @DULAPASTA

7. Fazer a trilha da Pedra do Cortiço

Situada no São Sebastião, a Pedra do Cortiço fica a 1.121 metros de altura. O percurso, que costuma levar de 45 minutos a uma hora na subida, é bem tranquilo e feito, na maior parte do tempo, em mata fechada. De lá você tem uma visão 360° da região, o que torna possível avistar o Alto da Serra – que fica ali pertinho, o Parnaso e o Meio da Serra, além da Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói e a Floresta da Tijuca, no Rio.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

A trilha do Cortiço fica na rua que dá acesso ao Olga Castrioto. Assim que você avistar a Igreja de São Sebastião, verá que há uma bifurcação na rua: se seguir reto, irá em direção ao Vital Brasil. Agora, se virar à esquerda, pela Rua Indaiá, vai se aproximar da entrada da trilha. Se você estiver de carro, o ideal é estacioná-lo no entorno da praça da Igreja e, dali, seguir a pé.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Em menos de cinco minutos você vai chegar ao ponto de partida da trilha que, no Google Maps, aparece no número 414 da Rua Indaiá. Passada a lixeira, não tem erro: a placa indicativa do Cortiço fica logo depois da curva.

Veja também: Saiba como chegar até a Pedra do Cortiço; subida leva menos de uma hora

8. Dar uma volta no Parnaso e mergulhar em uma das cachoeiras

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, considerado uma das unidades de conservação mais conhecidas no país, reabriu recentemente a travessia Petrópolis-Teresópolis e o camping na chamada “parte alta” do Parnaso. A partir das trilhas, os visitantes têm acesso a cachoeiras deslumbrantes e uma infinidade de espécies animais. São 30 vagas para pernoite no camping da Pedra do Sino e 30 vagas para pernoite no camping do Morro do Açu, limite diário aceito. O agendamento prévio deve ser feito pelo site oficial www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos

Foto Instagram @maladeaventuras

Saiba mais: Temporada de montanhismo vai até setembro em Petrópolis

9. Andar de bicicleta em Secretário ou no Vale das Videiras

Com suas estradinhas de terra, montanhas e cachoeiras, as regiões de Secretário e do Vale das Videiras são o lugar certo para a prática de trilhas de bike ou a pé, com níveis de esforço/dificuldade compatível com todas as idades. Em ambos os locais, o serviço é oferecido pelo Galpão Caipira, que oferece o aluguel de bicicletas de todos os tamanhos/equipamentos de segurança para quem quer pedalar pela região.

Sugestão: um passeio que tem feito muito sucesso é o circuito de 30km que parte do Galpão do Vale das Videiras e vai em direção à sede de Secretário! Todo o trajeto – que conta com várias fazendas históricas, cachaçaria e belas paisagens no caminho, é acompanhado por um guia, de moto ou carro. Ao final do passeio, uma van fica à disposição para levar o viajante de volta ao Vale.

Saiba mais: Roteiro de um dia no Vale das Videiras: o que fazer e onde comer nesse refúgio de Petrópolis

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

10. Caminhar em volta do Lago de Nogueira com seu pet

Lago de Nogueira fica cerca de 400 metros de distância da praça principal do bairro, sendo possível fazer o caminho a pé. Saindo da praça, siga pelo lado direito e vire a segunda rua à direita, na Av. Milton de Souza Carvalho. O lago é um dos cantinhos favoritos dos moradores e visitantes! É um espaço público e perfeito para caminhadas com seu amigo de quatro patas e piqueniques com a família. 

Saiba mais: #RoteiroDosBairros: 6 dicas do que fazer em um dia em Nogueira

Fotos: Arquivos Sou Petrópolis

11. Conhecer as fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Acompanhado ou sozinho, que tal conhecer rica história e herança cultural de Petrópolis? A cidade abriga algumas fábricas super legais que podem ser visitadas! Cada uma oferece uma experiência única, permitindo que os visitantes conheçam mais sobre a produção desses produtos tradicionais e desfrutem de degustações deliciosas.

Saiba mais: Conheça 8 fábricas abertas para visitação em Petrópolis

Fotos: Arquivo Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir