Connect with us

6 fatos e curiosidades sobre a história dos casarões da Avenida Ipiranga, em Petrópolis

História

6 fatos e curiosidades sobre a história dos casarões da Avenida Ipiranga, em Petrópolis

Personalidades, fatos históricos e mais!

Depois de sair em busca das histórias por trás dos casarões da Avenida Koeler, a Sou Petrópolis esteve na Avenida Ipiranga para reunir fatos e curiosidades sobre alguns dos principais imóveis de que se tem informação na rua. O resultado da pesquisa, realizada em parceria com a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis, você confere a seguir:

1- Antigo Educandário Koeler

Prédio em que hoje funciona o salão da Igreja Luterana, conta-se que o imóvel foi erguido em 1903 para sediar a Escola Evangélica Alemã. O local foi confiscado durante a Segunda Guerra Mundial e liberado em 1946. Na ocasião, o imóvel foi renomeado Educandário Julio Frederico Koeler em homenagem ao major que planejou a cidade. As atividades da instituição, por sua vez, foram encerradas em 1986, após 110 anos.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

2- Casa de Paula Machado

Construção de estilo eclético, a referida casa teve como um de seus proprietários o empresário brasileiro Lineu de Paula Machado. Fundador do Haras São José e Expedictus –  o mais antigo estabelecimento de criação do cavalo de corrida da raça Puro Sangue Inglês – ele foi também o primeiro presidente do Jockey Club Brasileiro. Em 1999, o imóvel foi adquirido e transformado em clínica oftalmológica.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

3- Casa de Rui Barbosa

Casa de veraneio do jurista Rui Barbosa, foi também nesse imóvel que o político se abrigou durante as epidemias que ocorriam na capital. Ambiente de inspiração, conta-se que foi na referida construção – carinhosamente apelidada por Rui Barbosa de sweet home, que ele escreveu algumas de suas principais obras, como Oração aos Moços e Introdução ao Código Civil. Ele faleceu no local em 1923.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

4- Igreja Luterana

Templo religioso mais antigo do Centro de Petrópolis, a Igreja Luterana foi inaugurada em 1863 a partir da colaboração dos colonos alemães com a anuência e colaboração do Imperador Dom Pedro II. A construção abriga um dos primeiros relógios de torre da cidade e também um órgão centenário em perfeito estado de funcionamento. Lá é possível, ainda, conferir um pequeno museu com peças histórias como bíblias, fotografias e documentos.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

5- Casa Santos Moraes

Hoje sede de uma escola, esse terreno foi adquirido em 1876 por Manoel Joaquim dos Santos Moraes. Em estilo chalé, a casa forma um conjunto com o imóvel vizinho, cujos proprietários foram os mesmos até 1954. Entre eles estavam os herdeiros de Frederico Lindscheid, da antiga Imperial Fábrica de Cerveja Nacional – mais tarde transformada em Bohemia.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

6- Casa da Ipiranga – Casa de Petrópolis – Casa dos Sete Erros

Mansão de José Tavares Guerra, o casarão pela qual a Avenida Ipiranga é mais conhecida foi construído em 1884 em estilo assimétrico. Comparada a um jogo dos sete erros, daí o apelido, a fachada traz a reflexão de que a beleza existe para além da perfeição. Trata-se da primeira residência de Petrópolis a receber energia elétrica e a ter banheiros internos ainda no século XIX. É, ainda, uma das 3 mansões brasileiras que preserva suas características originais.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Entre os casarões listados, qual é o seu favorito? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir