Connect with us

[Você sabia?] Descubra o motivo dos petropolitanos chamarem o Centro de ‘avenida

História

[Você sabia?] Descubra o motivo dos petropolitanos chamarem o Centro de ‘avenida

Amada pelos petropolitanos, a Rua do Imperador tem uma história de origem bastante curiosa

A Rua do Imperador, no Centro, é uma das vias mais importantes de Petrópolis. Popularmente chamada de “vinida” pelos petropolitanos, a rua foi o centro comercial de Petrópolis desde a fundação da cidade, em 1845. Lá, era onde se instalavam os colonos no início da ocupação da cidade, ou seja, no nascimento da cidade.

Foto 1: Rua do Imperador, década de 60 / Via grupo Petrópolis e sua História. Foto 2: Rua do Imperador, 2018 / Arquivos Sou Petrópolis.

Origem do nome

Mas a história da Rua do Imperador é curiosa. O nome vem dos tempos da monarquia, quando os principais logradouros do Quarteirão Vila Imperial receberam os nomes de membros da Família Imperial. Exemplos: Rua Princesa D. Francisca, Rua Princesa D. Januária, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Princesa Isabel, Rua Princesa D. Leopoldina, praça Príncipe Grão Pará, Rua Dom Afonso.

Foto @yuri.ypa / 2018.

De onde veio o nome “Avenida”?

Com a mudança do regime, no dia 15 de novembro de 1889, tornando o país uma República Federativa, cerca de um mês depois a nova ordem política republicana exigiu da Câmara Municipal de Petrópolis a mudança dos nomes das vias, numa clara intenção de apagar a memória da monarquia.

Assim, a Rua Princesa D. Francisca virou Rua General Osório; a Rua Princesa D. Januária, Marechal Deodoro; a Rua do Imperador, Avenida 15 de Novembro; a Rua da Imperatriz, Rua 7 de Setembro; a Rua Princesa Isabel, Treze de Maio; a Praça Príncipe Grão Pará, Praça da Liberdade; e a Rua Dom Afonso, Avenida Koeler.

O primeiro nome da Rua do Imperador foi trocado em 5 de dezembro de 1889, pouco menos de um mês depois da mudança do regime, com a chegada da República. Assim, passou a denominar-se Avenida 15 de Novembro. Por muitos anos, a Rua do Imperador, rebatizada Avenida 15 de Novembro, foi inteiramente adotada pela população, que a denominava simplesmente “avenida”.

Foto: Petrópolis Sob Lentes

O retorno às origens

Com o apoio dos estudiosos de nossa história, resolveu-se restaurar os antigos nomes das ruas do Imperador e da Imperatriz, o que ocorreu nos anos de 1979 e 1983 respectivamente, desaparecendo da nomenclatura urbana a Avenida 15 de Novembro e a Avenida 7 de Setembro. Os petropolitanos, no entanto, jamais deixaram de se referir à rua do Imperador como “avenida”, o que perdurará por muitos e muitos anos à frente. E pelo traçado urbanístico e relevância histórica, a Rua do Imperador é mesmo uma larga avenida.

Foto Reprodução Internet

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir