Connect with us

11 fatos e curiosidades sobre os casarões da Avenida Koeler

História

11 fatos e curiosidades sobre os casarões da Avenida Koeler

Veja os casarões com arquiteturas surpreendentes e histórias mais interessantes ainda!

*Matéria atualizada no dia 17/07/2023 às 16h30

Além de beleza, os casarões da Koeler também guardam fatos e curiosidades que ajudam a contar a história de Petrópolis. E foi em busca deles que fomos em parceria com o projeto Petrópolis Sob Lentes – que promove o resgate e a valorização da memória petropolitana – e também com a AGP, a Associação de Guias de Turismo de Petrópolis. Prontos para aprender um pouquinho mais da nossa história?

Foto Instagram @joserenato.lisboacordeiro e @lalyrangel

1. Casa da Princesa Isabel

Além de linda, foi na Casa da Princesa Isabel que aconteceu um marco histórico. Foi na casa que foi tirada a última foto da família imperial em terras brasileiras. O clássico registro aconteceu nas escadarias da edificação.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis – Reprodução/Internet

2. Mansão Kremer

Hoje ocupada pelo Colégio Pensi, a Mansão Kremer foi construída em 1854 por ninguém menos que o colono alemão Henrique Kremer: fundador da Cervejaria Bohemia. Marco da produção cervejeira no país, o empreendimento é considerado o maior centro de experiência dentro do segmento no Brasil.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

3. Solar Dom Afonso

Descrita pela Princesa Isabel como uma casa “boa e grandiosa”, de tão impressionante que a obra se mostrou, a princesa teria decidido dar ao seu construtor, o comerciante de café Joaquim Antônio dos Passos, o título de Comendador. O solar leva o nome de Dom Afonso como homenagem ao filho falecido de D. Pedro II.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

4. Vila Itararé

Chamado de Vila Itararé, a história que se conta, ainda que não comprovada, é a de que o palacete de pedra da Praça da Liberdade teria vindo desmontado da Alemanha e montado, pedra por pedra, em Petrópolis. A construção teria começado em 1902 e sido concluída em 1904. O local chegou a ser cenário da novela Guerra dos Sexos, de 1983.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

5. Casarão Franklin Sampaio

Conhecida como Casarão Franklin Sampaio, a misteriosa casa que fica aos fundos da Vila Itararé, na Praça da Liberdade, já serviu de sede do governo do Estado e teve como seu último dono o famoso banqueiro e economista Franklin Sampaio, que dá nome a ela. Até hoje a casa pertence a sua família.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

6. Palácio Rio Negro

Residência oficial de verão dos presidentes da República durante décadas, o Palácio Rio Negro, que no passado pertenceu ao Barão Rio Negro, teve como frequentador mais assíduo o Presidente Getúlio Vargas. Dizem que nos 18 anos em que ele esteve à frente do país, não deixou de passar um só verão em Petrópolis.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

7. Casa Viscondessa de Ubá

Entre os anos de 1888 e 1915, foi a Viscondessa de Ubá a proprietária da casa situada na Avenida Koeler, 187. A convite dela, as princesas Isabel e Leopoldina utilizaram sua outra casa – a da UCP Benjamin Constant – durante seus períodos de lua de mel. Anos depois, a mesma construção, na Koeler, foi sede de veraneio do cunhado do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

8. Casa Albert Landesberg

Construída em terreno arrematado em praça pública, a Casa Albert Landesberg foi construída pelo financista alemão que dá nome a ela. Um dos aspectos mais interessantes sobre a edificação é o fato de que, por mais de 50 anos, no mesmo prédio havia duas casas geminadas, que foram desmembradas em 1955 por seus descendentes.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

9. Vila dos Bambus

Construída em um terreno que foi adquirido e doado por D. Pedro II ao Conde de Motta Maia, A Vila dos Bambus simboliza a amizade entre o imperador e o Conde que, além de seu médico, foi um grande amigo que, inclusive, o acompanhou até a morte, no exílio em Paris, em 1891.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

10. Palácio Sergio Fadel

Uma das mais antigas edificações da Avenida, foi construída por Joaquim Antônio d’Araújo e Silva, o Visconde Silva, em 1872. Desde 1995, se transformou no prédio do Poder Executivo.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Petrópolis

11. Casa Leitão da Cunha

Construída no final do século XIX pelo Conselho do Estado do Rio de Janeiro, foi adquirida em leilão pelo pelo advogado Jo´se Maria Leitão da Cunha, 1907. Hoje funciona como o Hotel Casablanca Koeler.

Foto: Gustavo Esteves Photos

E aí, já conhecia esses fatos e curiosidades? Qual das casas mencionadas é sua favorita? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir