Connect with us

[Nome das Ruas] Você sabe qual acontecimento a Rua 29 de Junho, no Valparaíso, homenageia?

História

[Nome das Ruas] Você sabe qual acontecimento a Rua 29 de Junho, no Valparaíso, homenageia?

Via teve influência da cultura germânica

Petrópolis é uma cidade repleta de referências à cultura germânica. E é claro que isto também se refletiria nos nomes de alguns bairros e ruas do município. Nesta décima edição da série #NomeDasRuas, saiba qual acontecimento a Rua 29 de Junho, no Valparaíso, homenageia.

Fotos: Alemanha e Música – Google Maps

Feriado municipal em Petrópolis, o dia 29 de junho, Dia do Colono Alemão, representa a chegada dos primeiros colonos germânicos no município. Hoje, a cidade possui mais de 450 famílias de origem germânica que vieram da Germânia para cá, ainda antes da formação da Alemanha.

#Dica: é possível, inclusive, pesquisar a região de origem da sua família clicando aqui.

A data também é homenageada pelo Clube 29 de Junho, instituição sem fins lucrativos que, há mais de 60 anos, se dedica a preservar a tradição germânica em Petrópolis. Uma de suas principais realizações foi o I Festival Germânico, em 1983 que, mais tarde, viria a se tornar a Bauernfest, a Festa do Colono Alemão, que chega à sua 35° edição em 2024.

Influência em nomes dos bairros

Desafiadora, a vinda dos colonos para a região implicou na tomada de uma série de medidas para fazê-los sentir em casa. Uma delas a maneira como os quarteirões foram nomeados. No que diz respeito aos novos lares das famílias, a ideia do Major Koeler foi a de nomear os quarteirões após as regiões de origem dos colonos e, assim, facilitar sua adaptação.

Dessa forma, surgiram o Bingen, Castelânea (Kastellaun), Ingelheim, Mosela (Mosel), Nassau, Palatinato Superior, Palatinato Inferior, Renânia Central, Renânia Inferior, Siméria (Simmern) e Westfália. No mesmo contexto, homenageou a Família Imperial em dois quarteirões, Vila Imperial e Vila Teresa. Em 1854, Otto Reimarus, que continuou o trabalho de Koeler, criou os quarteirões de Darmstadt, Woerstadt, Worms e outros.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir