Connect with us

6 fatos e curiosidades sobre a Praça da Liberdade, em Petrópolis

História

6 fatos e curiosidades sobre a Praça da Liberdade, em Petrópolis

*Matéria atualizada às 19h50 do dia 22/03/2023

A Praça da Liberdade é um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, mas poucos sabem sobre o seu significado histórico. Pensando nisso, a Sou Petrópolis listou 6 fatos e curiosidades sobre um dos espaços mais famosos da cidade.

praça da liberdade

Foto: Arquivo Sou Petrópolis

1- O nome

Além de ter sido palco de diversas manifestações abolicionistas, a praça também sediou a comemoração da libertação de pessoas escravizadas, em 1888. O local também servia de ponto de negociação, onde a liberdade dos escravizados era comprada pelos irmãos já libertos. Por isso o nome é Praça da Liberdade.

Foto: fuipra_rua

2- O pelourinho

Petrópolis, como todas as cidades brasileiras no meado do século XIX, também tinha seu pelourinho, a coluna de pedra ou madeira posta em local público, na qual os criminosos e/ou escravizados eram castigados. O nosso pelourinho, de acordo com Walter Bretz, ficava na Praça da Liberdade. O poste era de madeira com duas argolas de ferro nas quais eram amarrados os condenados.

Foto via www.ahistoriadepetropolis.blogspot.com

3- O nome oficial

O nome oficial da Praça da Liberdade é Praça Rui Barbosa, desde 1923. Por não fazer referências à história local, o nome não caiu nas graças dos petropolitanos, que continuam a chamando de Praça da Liberdade. Muito melhor, não é verdade?

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

4- A localização

Além de sua importância histórica, a Praça da Liberdade também tem outro ponto forte: a localização. Com uma das mais belas vistas para a Catedral São Pedro de Alcântara, o local é muito visitado para tirar fotos com a famosa igreja ao fundo.

E não para por aí, já que a área de lazer é muito bem localizada, ficando próxima de todos os outros pontos turísticos do Centro Histórico de Petrópolis.

Fotos: Reprodução Instagram @fuipra_rua

5- O tamanho

A Praça da Liberdade é, literalmente, a maior praça de Petrópolis. Com 22 mil metros quadrados, a área conta com um belo chafariz no centro, além de locais para sentar e apreciar a paisagem. De um lado a Av. Koeler com a majestosa Catedral no fundo e do outro o Relógio das Flores.

Foto: Serra Drone

6- O graffiti

O famoso graffiti feito pelo artista petropolitano Doug é uma homenagem às mulheres que lutaram contra a escravidão no Brasil. Autorizadas pelo Iphan, as artes foram feitas em 2016, no Dia da Consciência Negra. Não teria lugar melhor, não é?

Foto: Divulgação

Bônus: Muito mais que uma praça

A Praça de Liberdade é motivo de orgulho para os petropolitanos por sua história e beleza. Além de ser uma área de contemplação ao Centro Histórico de Petrópolis, o espaço também tem outros detalhes marcantes.

O local tem um parque infantil cercado, rinque de patinação, chafariz, bar e restaurante.  Também é importante citar os preservados coretos, as palmeiras imperiais e a ponte de madeira, ainda remanescentes da primeira reforma, feita em 1914.

A Praça da Liberdade também já foi palco de apresentações musicais, exibições de filmes e campeonatos de hóquei ao longo de seus mais de 100 anos de história.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir