Retrospectiva 2021: 11 histórias para relembrar e começar o ano com otimismo
Para relembrar e se emocionar!
Na última edição da série de retrospectivas da Sou Petrópolis, recorde algumas das matérias que estamparam a editoria Petrópolis do Bem em nosso site. São matérias que emocionam e motivam a começar 2022 com otimismo.
(Clique nos títulos para acessar as matérias na íntegra)
Em uma ação de Páscoa, docerias locais se uniram para estimular petropolitanos a doarem sangue e abastecerem os estoques. Como forma de agradecimento, os doadores – que de praxe já recebem um lanchinho – foram presenteados com kits de chocolates, brownies e biscoitos artesanais de origem local.
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
10- [Abril] Grupo de torcedores arrecada alimentos e chocolates para 200 famílias petropolitanas
Também na Páscoa, integrantes do Instituto Casa Tricolor (ICT) realizaram uma ação solidária e distribuíram cestas básicas e chocolates para 200 famílias petropolitanas. Ao todo, mais de uma tonelada de alimentos foram doados aos Projetos C3, Centro Educacional Terra Santa e Amigos da Mata.
Fotos: Divulgação
9- [Abril] História de cachorrinha idosa adotada em Petrópolis emociona os internautas
Abandonada já na velhice, a cadelinha vira-la Manu, de 15 anos, ganhou um novo lar este ano. O gesto emocionou os internautas e chamou a atenção para a importância da adoção de cães adultos e idosos. Afinal, idade não passa de um número!
Fotos: Arquivo Pessoal Ana Paula Vizintini
Como a comemoração pelo Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro não pôde ser presencial este ano, os profissionais do setor foram surpreendidos com mensagens escritas à mão pelos próprios colegas de trabalho, além de videoselfies via WhatsApp, com agradecimentos feitos por pacientes que estiveram internados.
Fotos: Divulgação
7- [Maio] Voluntários se juntam para reflorestar margens de rio em Corrêas
Comandado pela Associação de Moradores de Corrêas, um grupo de voluntários se uniu para fazer o plantio de árvores às margens do Rio Piabanha. Com o auxílio da engenheira agrônoma Carolina Rodrigues, a ação de reflorestamento também contou com o plantio de doações de espécies frutíferas próximo ao ponto de táxi do bairro.
Foto: Divulgação
6- [Maio] Mãe cria bazar móvel em Petrópolis e realiza sonho de comprar vestido de noiva da filha
Motivada a comprar o vestido de casamento da filha, uma mãe prometeu a si mesma que faria o possível e o impossível. Em 2020 Debora Castrioto deu início a um bazar móvel em Nogueira e, este ano, quitou as prestações da compra. Mais do que a união entre os noivos, o casamento representou a consolidação do elo entre mãe e filha.
Fotos: Divulgação
O paciente, que estava internado havia 10 dias no Hospital Unimed Petrópolis devido a complicações da Covid-19, teve o aniversário de 49 anos marcado por uma comemoração personalizada. Organizada pela equipe de nutrição da unidade, a ação deu direito a balões e cartões estilizados.
Fotos: Divulgação
4- [Julho] Produtor rural doa mais de uma tonelada de frutas para moradores do Carangola
Em julho deste ano, o produtor rural Marco Antônio Coelho, que produz flores e frutas no Vale do Bonfim, doou mais de uma tonelada de laranjas e tangerinas a moradores do Carangola. As frutas fizeram a felicidade de dezenas de famílias em situação de vulnerabilidade.
Foto: Divulgação/PMP
Intitulado “Guarda-chuvas que acolhem”, o projeto voluntário comandado por petropolitanas usou guarda-chuvas quebrados para aquecer pessoas em situação de rua no período de inverno na cidade. Assim, o material que ia para o lixo se tornou abrigo impermeável de quem precisou.
Fotos: Divulgação Projeto “Guarda-chuvas que acolhem”
2- [Julho] Após cair em fake news, idosa petropolitana passa a confeccionar gorros de lã para doação
No começo de junho circulou nas redes sociais uma falsa campanha de arrecadação de toucas em nome do Inca – o Instituto Nacional do Câncer. A ação chegou a ser desmentida pelo instituto, mas, antes que soubesse disso, a dona Anália Borges Tostes, de 84 anos, confeccionou, com muito carinho, 31 gorrinhos de lã para a instituição. Apesar da frustração, a petropolitana decidiu doá-los a uma ONG e a continuar a produzir as peças para quem precisa.
Foto: Arquivo Pessoal
Orar pela manhã já faz parte da rotina do motorista Wagner Adriano de Oliveira Pinheiro, de 52 anos. Em setembro, foi ele quem protagonizou uma imagem que viralizou na internet. Na fotografia, Wagner, que é motorista da empresa de ônibus Petro Ita, aparece ajoelhado antes de dar início ao seu expediente.
Comovente, o registro chegou a ser compartilhado por uma página de notícias do bairro Padre Miguel, no Rio. Somente no perfil foram 137 mil curtidas e mais de 12 mil compartilhamentos.