Connect with us

História de cachorrinha idosa adotada em Petrópolis emociona os internautas

Petrópolis do bem

História de cachorrinha idosa adotada em Petrópolis emociona os internautas

Manu foi abandonada aos 13 anos de idade em Itaipava e agora, aos 15, ela ganhou uma chance de viver o resto da vida com uma família.

Quem acompanha o trabalho da Dog’s Heaven em Petrópolis sabe o esforço que é cuidar de mais de 270 cães vítimas de maus-tratos e abandono. Mas o que move todos os voluntários da instituição são histórias de amor e esperança como a da Manu: uma cadelinha de 15 anos de idade, abandonada já na velhice, e finalmente adotada por uma família na última terça-feira (20).

Foto Arquivo Pessoal Ana Paula Vizintini

A vira-lata de fucinho sujo de terra e olhar doce foi encontrada em 2019 em frente ao Shopping Estação, em Itaipava. Ela estava assustada entre os carros que passavam e fraca devido à doença do carrapato. Um casal a encontrou e o Sr. Guilherme, fundador da instituição, a acolheu. A partir daí, o destino da pequena Manu começava a ser traçado, até chegar o grande dia da vida dela.

No grupo de voluntários da Dog’s Heaven, entre tantas fotos de cachorros enviadas, uma cadelinha chamou a atenção da carioca Ana Paula Vizintini. Mesmo ainda sem se conhecerem, a advogada conta que foi amor à primeira vista.

“É impressionante como os destinos se cruzam. Todas as vezes que postavam foto dela eu ficava babando naqueles olhos e naquela orelhinha dobrada. Eu ia salvando as fotos dela no meu celular até o dia que decidi que precisava trazê-la para casa, antes que fosse tarde”, conta a nova tutora da Manu.

No dia que elas, finalmente, se conheceram não houve dúvida: mesmo depois de 15 anos, era inevitável que o caminho das duas iria se cruzar em algum momento. Ao chegar em casa, Manu descobriu que tinha ganhado três irmãos, também resgatados e adotados pela Ana Paula. A descrição desse encontro fica por conta da foto abaixo, que fala mais do que qualquer palavra.

Foto Arquivo Pessoal Ana Paula Vizintini

Nas redes sociais da instituição choveram mensagens de comemoração e emoção com a história da Manu. Em uma publicação, a Dog’s Heaven escreveu: “Outro dia falamos sobre algumas adoções que fazem nossos corações transbordarem de esperança, que fazem nossos sorrisos não conseguirem sair do rosto, que nos trazem um misto de saudade antecipada daquela criaturinha amada e uma felicidade sem tamanho pela chance que ela ganhou de ser plenamente feliz!”

O tempo para um cão idoso que está para adoção voa. A cada dia que passa é uma chance a menos dele ganhar um lar. Nas feiras de adoção, ele precisa superar a inocência dos filhotes e a esperteza dos cães adultos. Mas para a Manu, a eterna idosa de fucinho sujo da Dog’s Heaven, o tempo já não corre mais como antes, porque agora ela está onde sempre quis e merecia estar: ao lado da sua família.

Manu, um dia após ser adotada, já em casa – Foto Arquivo Pessoal Ana Paula Vizintini

Por que adotar cães adultos e idosos?

A história da Manu traz à tona os tabus que existem na adoção de cães adultos e idosos e provam que idade não é nada mais do que um número.

Para o médico veterinário e voluntário da Dog’s Heaven, William Mendes, existem vários benefícios em adotar um cão idoso: “a personalidade dele já está formada, por isso não haverá futuras surpresas. A fase destrutiva de filhotes ou cães jovens não existirá com cães adultos. Você já sabe o tamanho dele, pois não irá crescer mais. São cães discriminados e, por isso mesmo, menos adotáveis, porém são adoráveis e excelentes companheiros”, explica.

Embora a adoção tardia exija alguns cuidados, como qualquer outra, escolher acolher e cuidar de um animal na velhice é, acima de tudo, um ato de amor e empatia.

“A importância de um cão idoso ganhar uma família é a de estar recebendo uma última chance na vida de ser feliz, ter um lar é uma família que o ame para passar seu final de vida. Mas requer muito desprendimento por parte do tutor, pois terá que lidar com a situação de perda quando ele partir. Por isso, recomendo que eles encarem essa adoção como um lar temporário, além disso, friso a oportunidade de fazer um ser senciente feliz em um momento que ele requer cuidados, amor e acolhimento”, comenta William Mendes.

A advogada Ana Paula Vizintini espera que a comoção gerada nas redes sociais com a adoção da Manu sirva de incentivo para que outras famílias também deem essa oportunidade para cães idosos.

“Eu acho que um cachorro idoso merece a mesma oportunidade de ser adotado que um filhote. É no mínimo injusto você deixar um bichinho desses terminar a vida sem ter tido a oportunidade de ter o carinho e aconchego de uma família. A troca que você tem nessas circunstâncias com ele [animal] é inimaginável, porque o bichinho que precisa de cuidado e atenção nessa idade, quando finalmente recebe, ele te retribui com um amor e um olhar que não têm preço. Eles são eternamente gratos”, finaliza Ana Paula.

Dia da adoção da Manu – Foto Arquivo Pessoal Ana Paula Vizintini

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir