Connect with us

Paciente internado com Covid-19 recebe festa surpresa da equipe de Nutrição de hospital em Petrópolis

Petrópolis do bem

Paciente internado com Covid-19 recebe festa surpresa da equipe de Nutrição de hospital em Petrópolis

Sem poder ver a família, paciente da Unimed Petrópolis foi surpreendido ao ver a lembrança e o carinho que a equipe do hospital teve com ele

Na última semana, a Equipe de Nutrição e Dietética do Hospital Unimed Petrópolis surpreendeu um paciente internado na unidade com Covid-19 com uma  comemoração de aniversário personalizada. A copeira Jeanne Gomes, que estava atendendo ao paciente neste dia,  logo pela manhã sinalizou ao restante da equipe sobre o aniversário de 49 anos do paciente, internado há 10 dias no Hospital Unimed Petrópolis devido a complicações da doença.

Foto Divulgação

A supervisora de nutrição da unidade, Glaucimar Papa, conta que a equipe logo se mobilizou para organizar uma comemoração e alegrar um pouco o dia do paciente, que além da Covid, lidava com um quadro de diabetes e de depressão.

“Nós sempre fazemos algo para comemorar essa data tão importante, nos preocupamos sempre com o que o paciente gosta e o que sua dieta permite. Neste caso tivemos que usar a criatividade para superar a questão de que ele está com uma dieta para diabetes e se sentido deprimido por causa do isolamento. Então eu pensei em fazer algo que remetesse  ao aconchego familiar e optamos por fazer bolinhos de chuva diet para comemorar seu aniversário.  A equipe de copeiras se esmerou em fazer o dizer de parabéns, as nutricionistas fizeram a  decoração da tampa da marmita e encheram as bolas. Há um empenho e uma alegria de toda a equipe da Nutrição em participar desses eventos, juntamente com a equipe de enfermagem, transformando este dia especial para toda a equipe ”, relembra Glaucimar Papa.

Foto Divulgação

Todo o processo de preparo da refeição foi acompanhado pela nutricionista de produção Thais Marques, que analisa todas as particularidades da alimentação dos pacientes nesse momento.

“Nós analisamos o que poderia ser feito, quais seriam as possibilidades, e pensamos em fazer esse bolinho de chuva para agradar ele, que não está se alimentando muito bem. Nós acompanhamos todo o processo desde o preparo junto  a cozinheira,  o cuidado para colocar na embalagem, fazer uma embalagem diferenciada, alegre, desejando felicitações. Nós adaptamos a receita para que ele pudesse comer. Fizemos um bolinho de chuva e no final para enfeitar, colocamos um adoçante em pó para substituir o açúcar . Usamos banana para ficar com o sabor doce para  lembrar um pouco de casa , da família.”, disse a nutricionista Thais Marques.

A prática desse tipo de comemoração já faz parte da cultura organizacional do  Hospital Unimed Petrópolis. A equipe de nutrição e dietética faz o controle diário das informações relacionadas ao protocolo de identificação do paciente , tal como a data de nascimento para que  os pacientes  possam ter um momento de comemoração durante esse período tão difícil que estão vivendo, como explica a supervisora de nutrição Glaucimar Papa.

“O trabalho de sensibilização foi muito importante. As nutricionistas não medem esforços para agradar o paciente e a equipe toda abraça essa causa. As nossas cozinheiras atendem prontamente aos nossos pedidos  para fazer bolo e outros quitutes para os pacientes, e  demonstram satisfação em fazer. Na maioria das vezes, os pacientes ficam deprimidos com o isolamento imposto pelo  Covid. Por mais que ele se conecte com  as pessoas por vídeo chamada ,  ele está sozinho. O único contato dele é com os profissionais de enfermagem e nutrição, mas estão todos paramentados. Então é muito bom quando conseguimos melhorar um pouco o dia do paciente, levando a ele  a sensação de estar em casa,através daquela comida que conforta, que aconchega. Isso Faz toda diferença! A cada comemoração realizada recebemos retorno positivo dos nossos pacientes.  Eles, ficam gratos , satisfeitos e felizes e nós também !” finalizou Glaucimar Papa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir