Connect with us

Após cair em fake news, idosa petropolitana passa a confeccionar gorros de lã para doação

Petrópolis do bem

Após cair em fake news, idosa petropolitana passa a confeccionar gorros de lã para doação

O que poderia se tornar motivo de tristeza se transformou em ponto de partida para ainda mais solidariedade

No começo de junho circulou nas redes sociais uma falsa campanha de arrecadação de toucas em nome do Inca – o Instituto Nacional do Câncer. A ação chegou a ser desmentida pelo instituto, mas, antes que soubesse disso, a dona Anália Borges Tostes, de 84 anos, confeccionou, com muito carinho, 31 gorrinhos de lã para a instituição. Apesar da frustração, a petropolitana decidiu doá-los a uma ONG e a continuar a produzir as peças para quem precisa.

Foto Arquivo Pessoal

Petropolitana de coração, já que viveu em Petrópolis por mais de 70 anos, dona Anália mora, há cerca de dois anos, em Itatiba, São Paulo. Costureira a vida toda, ela trabalha com tricô, crochê, mas, principalmente, com a capacidade de fazer das peças motivo de muita alegria para quem as recebe. Dona Anália conta que chegou a interromper a confecção de sapatinhos para idosos de um asilo para se dedicar ao que imaginava ser uma campanha do Inca.

“Parei com os sapatinhos e fiz 31 gorrinhos. Tudo colorido, arrumadinho. Aí quando minha neta foi ver como eles receberiam ela leu uma nota falando que era falso e que eles não estavam precisando de touca. Fiquei muito triste porque eu estava fazendo pra eles”. Estimulada pela família a continuar com o trabalho, dona Anália deu a volta por cima da decepção e, agora, está empenhada a prosseguir com a produção e doação de gorros a quem precisa.

“Meus netos logo disseram: vovó, isso aí foi para você fazer bem para outras pessoas. Não estava destinado a entrar lá. Agora estou continuando. Para ajudar não custa e é bom que ocupa o tempo”. Já recuperada do “banho de água fria”, como descreveu a situação, a petropolitana – que em Petrópolis chegou a produzir mantinhas infantis em prol da Igreja de Santa Clara – tem feito do trabalho um verdadeiro tecido de afeto!

Foto Arquivo Pessoal

Como ajudar?

Aqueles que quiserem contribuir com o trabalho de dona Anália podem deixar suas doações de lã no Studio da Beleza, que fica na Rua Alencar Lima, nº 20, Centro – telefone 2231-5453. A família da petropolitana constantemente a visita e vai fazer a entrega do material arrecadado para que ela possa produzir mais gorrinhos e ser a responsável por ainda mais sorrisos.

O Inca solicita que, quando houver dúvida sobre a veracidade de alguma campanha, o público entre em contato pelo telefone (21) 3207-4547 ou pelo e-mail: contato@incavoluntario.org.br

Leia também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir