Connect with us

#PetropolitanosTalentosos: conheça a ilustradora de Petrópolis que tem sido reconhecida Brasil afora

Cidade

#PetropolitanosTalentosos: conheça a ilustradora de Petrópolis que tem sido reconhecida Brasil afora

Trabalhando, majoritariamente, com a ilustração de livros infantis e didáticos, Carol Rempto coleciona histórias, personagens e uma série de reconhecimentos

Com uma mente criativa e um filtro singular pelo qual observa e retrata o mundo, a petropolitana Carolina Rempto, de 27 anos, tem se dedicado a moldar personagens, cenários e, principalmente, as mentes do futuro. Na sétima edição da série de reportagens sobre #PetropolitanosTalentosos, conheça o trabalho da ilustradora e designer cujo trabalho encanta, cativa e estimula a adoção de uma lente mais alegre e, por que não, mágica da vida.

Fotos: Divulgação

Nascida e criada em Petrópolis, Carol teve no desenho, desde bem cedo, uma ferramenta de expressão. Dotada de certa timidez, foi nos papeis e lápis de cor que, à sua maneira, ela pintou e criou seu próprio mundo. Incentivada pelos pais – “eles sempre garantiam os materiais, amavam e guardavam os muitos desenhos e bilhetinhos que eu fazia”, a petropolitana viu o hobby ocupar cada vez mais lugar na sua rotina e em suas aspirações.

Formada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carol teve a oportunidade de cursar uma especialização em Ilustração na Savannah College of Art and Design, nos Estados Unidos, pelo programa Ciências Sem Fronteiras. Lá, ela se viu em contato com professores atuantes no mercado e com novos horizontes que lhe deram a certeza de que é possível viver de maneira digna e confortável naquilo que se ama.

“O que a gente mais ouve aqui é que artista vai morrer de fome, o que não é verdade. No intercâmbio eu vi as áreas de aplicação em que um ilustrador pode atuar, o que foi muito esclarecedor e me abriu os olhos para as possibilidades de trabalho tanto lá fora, como aqui no Brasil”. Hoje trabalhando, majoritariamente, com ilustração de livros infantis e didáticos, Carol coleciona histórias, personagens e uma série de reconhecimentos.

Com identidade e estilo próprios, o trabalho da ilustradora foi vencedor da edição de 2016 do concurso de pratos da Spoleto. Naquele ano, ela e outros cinco brasileiros foram selecionados para estampar os pratos da rede de restaurantes. Motivo de muito orgulho, a conquista se tornou o combustível de que precisava para almejar ainda mais realizações – fosse em parceria com grandes editoras ou em trabalhos autorais.

Fotos: Divulgação

Onde cada ilustração retrata crenças e valores seus, a petropolitana explica que sua maior satisfação em colocar no mundo seus projetos consiste, justamente, em saber do seu poder de transformação. “Tento sempre levar com as minhas ilustrações mais magia, felicidade, colorido. Um jeito só meu de ver o mundo que eu tento colocar no papel. O mundo sob o meu filtro. Mais que isso, eu desenho também as mudanças que eu quero ver no mundo”.

Da igualdade de direitos e do fim da ditadura da beleza ao combate à discriminação racial, religiosa e sexual, é certo que em cada traço dado por Carol, existe uma responsabilidade em moldar os cidadãos do futuro. Com trabalhos realizados para grandes editoras nacionais – como a FTD Educação, Moderna e Rocco, e internacionais – a exemplo da editora Scholastic e da revista Storytime Magazine, a petropolitana destaca seu compromisso no que faz.

Fotos: Divulgação

“Uma responsabilidade que já está bem definida para mim é a capacidade que eu tenho de ajudar a moldar as mentes do futuro. Evitar reforçar estereótipos é muito importante quando lidamos com a educação de crianças e é nessa responsabilidade que está a minha alegria! É saber que tornei minhas ilustrações um instrumento para ajudar essas pessoas a crescerem se sentindo representadas, incluídas e importantes para a sociedade”, descreve.

Fotos: Divulgação

Desde 2018, Carol já lançou três livros autorais – Dulce e as Fatias de Memória, que foi seu trabalho de conclusão de curso da UFRJ; Salada de Frutas, que aborda questões de imagem corporal, redes sociais e distúrbios alimentares; e o livro de colorir 31 Bruxas de Outubro. Apaixonada pelo que faz, Carol Rempto nos estimula a adotar sua mesma lente capaz de observar o mundo com leveza, alegria e esperança.

Aqueles interessados em conhecer mais das criações de Carol Rempto podem acompanhá-la no Instagram @carolrempto ou em sua lojinha on-line (carolrempto.com) disponível clicando aqui.

Fotos: Divulgação

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir