Connect with us

#PetropolitanosTalentosos: conheça o trabalho do grafiteiro e ilustrador “Rodrigo CB”

Cidade

#PetropolitanosTalentosos: conheça o trabalho do grafiteiro e ilustrador “Rodrigo CB”

A arte e o valor de se dedicar ao que nos move

Nascido no Espírito Santo, mas desde os 18 anos morador de Petrópolis, Rodrigo Santana – CB é grafiteiro, ilustrador e, acima de tudo, alguém que faz dos muros suas lousas e do grafite sua ferramenta de transformação. Tendo como marca registrada o emprego de cores e linhas fortes, suas produções são retrato fiel do que a arte significa para ele: fonte de aprendizado, vida e caminhos que ele mesmo dita. Na quarta edição da série de #PetropolitanosTalentosos, conheça o trabalho inspirador de Rodrigo CB.

Foto: Arquivo pessoal Rodrigo CB

Natural de São Gabriel de Palha, cidade com pouco mais de 36 mil habitantes no Espírito Santo, ao longo de sua carreira como grafiteiro Rodrigo CB foi capaz de transcender barreiras geográficas e também emocionais, sendo a primeira delas quando decidiu se dedicar integralmente à arte. Formado em Tecnologia da Informação, ele fala sobre os diferentes caminhos e escolhas profissionais que tomou antes de, efetivamente, abraçar o que sempre o fez feliz e lhe atribuiu sentido.

Foto: Arquivo pessoal Rodrigo CB

“Já tentei trabalhar em banco e em corretoras de seguro, mas para a minha felicidade, acho que perceberam que eu não fazia parte daquele mundo. Quando eu terminei a faculdade eu já estava caminhando para o lado das artes que, no fundo, sempre foi o que eu sonhava, ainda que eu não tivesse coragem de admitir. Tem uma frase que eu sempre repito que diz: ‘quando me perguntam se é difícil viver de arte, eu digo que é mais difícil viver sem arte!'”, expressa Rodrigo, cujo trabalho já foi exposto na França, Espanha, Portugal, Holanda, Índia, África e no Nepal.

Reafirmação de que a arte é capaz de romper barreiras, ver suas obras em eventos fora do país lhe permitiu observar o segmento a partir de novas perspectivas e, com isso, intensificar os projetos sociais em que já atuava em Petrópolis. Desde cedo interessado em ensinar, o grafiteiro já integrou um programa escolar promovido pela UNESCO, realizou oficinas em parceria com o Sesc e, desde 2013, é parte do Projeto Social C3. Tendo nas paredes sua melhor lousa, Rodrigo colore as ruas e encoraja os jovens a também se inspirarem pelo que a arte tem a proporcionar.

Foto: Arquivo pessoal Rodrigo CB

“Sempre achei a arte muito libertadora, em especial o graffiti. Talvez pelo spray ser algo bem atrativo, ele proporciona aos alunos, independente da idade, um momento de liberdade criativa muito intenso e as mudanças que isso pode causar na vida dos alunos são muitas. Saber que, de alguma forma, ajudamos a melhorar a visão de mundo de algumas pessoas faz tudo valer a pena”, descreve Rodrigo que, seja nas ruas ou então no YouTube – plataforma em que mantém o canal Graffiteria, convida os pedestres e espectadores a redefinirem conceitos e valores.

Foto: Arquivo pessoal Rodrigo CB

“O graffiti mudou tudo na minha vida. Me salvou. Eu trabalhava de segunda a sexta e só era feliz nos finais de semana quando podia me expressar artisticamente com liberdade. Eu achava muito ‘caro’ viver assim. Viver de arte envolve muito trabalho e administração de tempo e finanças, mas em qualquer outra forma de empreendimento isso seria exigido também, então, que seja com algo que me proporcione mais momentos felizes. Como disse Ferris Bueller: ‘A vida passa muito depressa. Se não paramos para curti-la de vez em quando, ela passa e você nem vê!'”.

Salvo pelo graffiti, a arte permitiu que Rodrigo CB se expressasse com liberdade, empreendesse, se reinventasse e ensinasse que faz bem olhar ao redor e registrar, seja em palavras, cores ou formas o que nos move. Seu trabalho pode ser acompanhado no perfil @cbdesenhos, no Instagram, ou no canal Graffiteria, em que acumula, no YouTube, mais de 35 mil inscritos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir