Connect with us

Cartilha do Petropolitano: como tomar decisões certas em meio à pandemia da Covid-19

Cidade

Cartilha do Petropolitano: como tomar decisões certas em meio à pandemia da Covid-19

Baseado em informações de especialistas, confira dúvidas e respostas diante desse “novo normal”.

Mesmo com as novas regras de flexibilização em Petrópolis, não é hora de baixar a guarda. Praticar o distanciamento social, higienização frequente das mãos e utilização de máscara ao sair de casa são formas de não relaxar as medidas preventivas contra a Covid-19. Essa nova realidade com o coronavírus circulando, nos obriga a tomar decisões com informações limitadas e em constante mudança.

Como decidir, portanto, se você e seus familiares podem fazer caminhadas, ir a restaurantes e parques de Petrópolis? Baseado em informações de especialistas, separamos algumas perguntas e respostas que possam esclarecer dúvidas dos petropolitanos diante desse “novo normal”.

1. Posso aglomerar com os meus amigos?

Não pode. Da mesma forma que também deveria ser proibida aglomeração nos ônibus e em espaços públicos da cidade. Mesmo que não aja fiscalização em todos os locais e todos os dias, cada pessoa deve ser fiscal de suas atitudes, protegendo a si mesmo e aos outros.

Sabemos até o momento que o vírus pode ser transportado de forma assintomática, conforme aponta um estudo feito pelo Departamento de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da UFRJ. Quanto mais pessoas em um mesmo local, maiores as chances de transmissão. Locais fechados como bares e com um número elevado de pessoas, agravam esses riscos. Lembre-se que qualquer forma de aglomeração ainda é proibida na cidade.

Foto Reprodução/Facebook

2. Posso me reunir com poucos amigos e familiares?

Pode, mas desde que sejam pessoas na sua ‘bolha de quarentena’ para minimizar os riscos. A bolha de quarentena, de acordo com uma definição da professora Claudia Finkelstein, é uma abreviação para um pequeno grupo de amigos que você pode escolher para se reunir porque seguiram as diretrizes de distanciamento social e você sabe que não estão doentes. A sua proximidade com pessoas fora da bolha significa que você corre risco de contaminação pelo novo coronavírus ou de contaminar os outros.

Em todo caso, recomenda-se, sempre, o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as pessoas.

Foto: @fuipra_rua

Veja também: Saúde mental e pandemia: 6 dicas para lidar com a ansiedade na quarentena

3. Posso visitar parques, fazer trilhas e ir em cachoeiras?

Pode, mas tenha prioridade por dias da semana, quando há menos chances de aglomerações no local. Tenha em mente também que não é recomendado ir com muitas pessoas, mesmo que seja para um local aberto. Procure levar um pequeno grupo de pessoas que moram com você ou estejam na sua ‘bolha de quarentena’, e não esqueça da máscara e do álcool em gel.

Saiba mais em: 10 trilhas diferentes das para fugir das aglomerações em Petrópolis

Foto: @maladeaventuras

4. Posso ir a restaurantes?

É permitido a ida a restaurantes, desde que sejam tomados todos os cuidados. Vá a locais que estejam seguindo as normas da prefeitura, com distanciamento de mesas, álcool gel disponível e, de preferência, em áreas mais arejadas. Tire sua máscara somente quando for comer, e reserve-a em um saco plástico dentro da bolsa.

Veja mais: 20 restaurantes em Petrópolis que oferecem mesas ao ar livre

Restaurante em Houston, Texas: máscaras, luvas e distância entre as mesas / Foto: Brett Coomer/Houston Chronicle/AP/.

5. Posso visitar os pontos turísticos?

Pode, mas é preciso ficar alerta às normas estabelecidas em cada local. Dos que já foram reabertos, algumas regras são gerais: aferição de temperatura na entrada, distanciamento de pessoas, uso obrigatório de máscaras, disponibilidade de álcool em gel e em espaços fechados deverão ser limitados a 50% o acesso dos visitantes. Em alguns, é preciso agendar a visita.

Saiba mais em: Pontos turísticos de Petrópolis começam a reabrir nesta quinta-feira 

Foto Arquivos Sou Petrópolis

6. Posso ir a festas?

Não é permitido qualquer forma de aglomeração em Petrópolis. Mesmo os eventos particulares com poucas pessoas devem seguir as regras estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde, e todos os cuidados devem ser seguidos para evitar a transmissão do vírus na cidade.

Foto ilustrativa

7. Posso fazer compras nos Polos de Moda da cidade?

Pode, desde que esteja com boa saúde para evitar o contágio e tome todos os cuidados de higiene no local. As lojas dos polos de moda estão abertas e seguindo normas para garantir a segurança dos funcionários e de quem for fazer compras.

Saiba mais em: Petrópolis terá período de teste com a flexibilização das barreiras sanitárias

Foto Arquivos Sou Petrópolis

Veja mais:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir