Connect with us

Museu do Artesanato, em Petrópolis, ganha ‘Arco da Fé’ em homenagem aos recuperados da Covid-19

Turismo

#QuandoTudoPassar

Museu do Artesanato, em Petrópolis, ganha ‘Arco da Fé’ em homenagem aos recuperados da Covid-19

Apesar de ainda não ter autorização para reabrir, o museu vem passando por reformas e ganhando novas instalações artísticas para quando puder receber o público novamente.

Você sabia que Petrópolis tem o primeiro Museu de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e o segundo do Brasil? Apesar de ainda pouco conhecido pelos petropolitanos, esse atrativo turístico, localizado na Rua Coronel Veiga, número 1734, está sempre se reinventando e transformando através da arte. Durante a pandemia, mesmo com as portas fechadas, não foi diferente.

Foto: Bruno Soares

Quando o artista plástico Cocco Barçante, fundador do Museu, soube que sua mãe, de 83 anos, e seu irmão, de 53, teriam que ficar internados devido à Covid-19, ele fez uma promessa. Se eles vencessem a doença, ele faria o Arco da Fé no Museu do Artesanato, representando a cura e a esperança de dias melhores. Após mais de 40 dias internados, eles tiveram alta e hoje estão recuperados.

“O Arco da Fé representa fé em Deus, fé na vida, fé nos nossos sonhos e fé em dias melhores para todos nós. Ele foi todo feito com reaproveitamento de materiais, com pintura em azulejos do artista plástico petropolitano Gian Carlo Rubini e com o poema ‘Fé’, da poeta Ivone Sol”, conta Cocco Barçante.

Foto Divulgação Museu do Artesanato

O Arco, localizado logo na entrada do Museu, é só uma das invenções que o atrativo ganhou enquanto vem se preparando para a reabertura. A ideia de Cocco é, através de novas instalações artísticas ligadas ao momento de pandemia, transformar o espaço em um Museu Afetivo.

“Estou fazendo instalações artísticas que representam sentimentos que estamos vivendo neste momento. Além de estar reformando os quartos da casa, onde recebemos hóspedes pelos aplicativos de hospedagem, vamos criar também um espaço para as práticas de meditação”, revela o artista.

Instalação artística feita no início da pandemia, incentivando a necessidade das pessoas ficarem em casa – Foto Divulgação Museu do Artesanato

Outra novidade é a “Árvore da Alegria”, feita toda através de reaproveitamento de materiais.

“A Árvore da Alegria foi feita com pássaros da nossa região e na esperança de estarmos todos juntos outra vez. Os pássaros foram pintados por Gian Carlo Rubini e a composição é toda feita numa linguagem artística que nos leva ao significado da palavra resiliência”, comenta Cocco.

“Árvore da Alegria” – Foto Divulgação Museu do Artesanato

Sobre a reabertura

Ainda sem autorização e previsão de reabertura – bem como todos os pontos turísticos de Petrópolis –, o Museu do Artesanato vem se adaptando às mudanças e aos protocolos de higiene como forma de proteção à Covid-19.

“Iremos aferir a temperatura na entrada, ter sinalização para distanciamento e uso de máscaras, uso das instalações sanitárias somente em extrema necessidade e higienização constante dos espaços. Estamos dentro do Projeto Turismo Consciente promovido pelo Governo de Estado”, conta.

Cocco Barçante, artista plástico e fundador do Museu do Artesanato – Foto: Bruno Soares

Enquanto a reabertura não é possível, Cocco Barçante revela que no dia 19 de setembro o Museu do Artesanato vai inaugurar a loja virtual “Encantos do Rio”, onde artesãos locais terão a oportunidade de vender seus produtos online.

Para saber mais sobre o Museu do Artesanato confira > #CartõesPostais: 10 curiosidades sobre o Museu do Artesanato do RJ, localizado em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir