Pontos turísticos começam a reabrir em Petrópolis
Confira quais atrativos vão abrir essa semana e quais ainda vão permanecer de portas fechadas.
(Atualizada às 16h35 do dia 07 de outubro de 2020)
A partir do dia 08 de outubro, os atrativos turísticos, que estavam de portas fechadas desde março, puderam reabrir em Petrópolis. A nova fase da flexibilização vai exigir que protocolos sanitários, estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, sejam cumpridos por todas as instituições museológicas.
Foto 1: @nykaraujo / Foto 2: robertomaciel_fotografia / Foto 3: @bernardoacbritto
Protocolos de segurança
No caso dos atrativos turísticos, assim como as demais atividades já flexibilizadas, as instituições também deverão seguir um protocolo, autorizado pela vigilância sanitária, como a organização da fila, respeitando o espaçamento de 1,5 m; a utilização de máscaras tanto para os visitantes, quanto para os funcionários; disponibilização de álcool em gel; limpeza constante; entre outras.
Além disso, em espaços fechados deverão ser limitados a 50% o acesso dos visitantes. Os restaurantes e lanchonetes também precisam seguir as regras, ou seja, devem cumprir uma série de regras sanitárias para garantir a higienização dos estabelecimentos e normas de atendimento, como distanciamento entre clientes e mesas, redução da capacidade de atendimento, entre outras.
Atrativos que reabriram ou já têm data para reabertura
Já reabriram: Museu Casa de Santos Dumont, Museu Casa do Colono, Museu de Cera de Petrópolis, Fábrica da Bohemia e as visitações no Castelo de Itaipava.
No sábado (10/10), é a vez do Museu de Porcelana e do Trono de Fátima* reabrirem, conforme todos os protocolos de segurança. No início de novembro, o Museu do Artesanato também já confirmou a reabertura.
*De acordo com a administração do Trono de Fátima, o atrativo irá funcionar apenas aos sábados e domingos durante o mês de outubro, de 9h às 18h.
Museu do Artesanato / Foto: Bruno Soares
A Casa de Petrópolis, na Av. Ipiranga, publicou em uma nota que só volta a funcionar a partir do dia 1º de dezembro, conforme todos os protocolos de segurança.
Além destes atrativos, já estão funcionando para visitação em Petrópolis: Catedral São Pedro de Alcântara, Vale do Amor, Casa do Pequeno Príncipe, Parque Municipal de Itaipava e Parque Cremerie.
Atrativos sem previsão de reabertura
Apesar da flexibilização, alguns atrativos turísticos ainda não vão reabrir esta semana e não têm previsão para isso acontecer. São eles: Museu Imperial, Palácio Quitandinha, Palácio Rio Negro e Museu da FEB.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
De acordo com uma nota publicada nas redes sociais do Museu Imperial, a administração do local aguarda autorização do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para retomar as atividades presenciais. “No momento, a equipe do Museu Imperial trabalha na implantação de seu protocolo sanitário, que será divulgado em breve”, disse, em nota.
Tentamos contato com a Casa Stefan Zweig para saber a data de reabertura, mas não obtivemos resposta.
Flexibilização das Barreiras Sanitárias
Petrópolis entra, a partir desta sexta-feira (09/10), em período de teste para a flexibilização do controle sanitário nas entradas da cidade. Ou seja, não haverá mais a necessidade de apresentação de voucher ou de comprovante de residência para entrar no município.
Saiba mais > Petrópolis terá período de teste com a flexibilização das barreiras sanitárias
Foto Arquivos Sou Petrópolis
Veja também:
- Cartilha do Petropolitano: como tomar decisões certas em meio à pandemia da Covid-19
- Museu do Artesanato, em Petrópolis, ganha ‘Arco da Fé’ em homenagem aos recuperados da Covid-19
- Roteiro histórico cultural: 16 lugares imperdíveis para conhecer em Petrópolis
- Guias de turismo criam roteiros de ‘walking tour’ no Centro Histórico de Petrópolis
- Roteiro de Nogueira: uma tarde aconchegante nesse bairro de Petrópolis
- Roteiro fotográfico: confira lugares para fazer fotos incríveis em Petrópolis
- Roteiro de um dia: o que fazer e onde comer no bairro Quitandinha, em Petrópolis
- 15 museus para conhecer em Petrópolis após a quarentena
- 20 lugares para conhecer em Petrópolis quando tudo passar
- 20 restaurantes em Petrópolis que oferecem mesas ao ar livre