Connect with us

Prefeitura explica plano de retomada gradual do comércio para quando for possível aplicá-lo em Petrópolis

Cidade

Prefeitura explica plano de retomada gradual do comércio para quando for possível aplicá-lo em Petrópolis

Município segue ouvindo os setores da economia e plano é elaborado de forma colaborativa.

Petrópolis já tem pronto um plano das atividades sócio econômicas para a retomada gradual do comércio e serviços. A prefeitura vem se reunindo com os diversos segmentos econômicos para que cada setor apresente, também, suas demandas e propostas e colaborem com o plano. A ideia é fazer com que as atividades retomem aos poucos e seguindo todas as recomendações dos órgãos sanitários federais, estaduais e municipais. Mas todas as ações serão aplicadas de acordo com a curva da doença na cidade.

Foto Serra Drone

Como vai funcionar?

O plano estratégico de reabertura gradual do comércio está separado por ‘ondas’ e não á data para colocá-lo em prática. “Tudo vai depender de como vai estar o número de casos da doença em nossa cidade e do nível de infecção entre os petropolitanos. Semanalmente estamos avaliando essa curva. Por isso é muito importante que os petropolitanos respeitem os decretos, respeitem o isolamento social”, explica o prefeito Bernardo Rossi.

Dentro do plano há a “Onda Verde”, que são as atividades já autorizadas atualmente; “Onda Branca”, para reabertura imediata de alguns setores do comércio que hoje permanecem fechados, como clínicas estéticas, salões de beleza, academias; “Onda Amarela”, que reúne os setores que poderão abrir em uma segunda etapa, como shoppings e bares; e a “Onda Vermelha”, que vão ser os últimos a normalizar seus serviços, ou seja, permanecem fechados até o fim da pandemia: como shows e eventos com aglomeração de pessoas.

“Desde que começamos a montar o plano estamos ouvindo os diversos segmentos, que entregaram suas propostas, como os mercados – que já estamos em contato desde o início da pandemia, as academias, óticas, salões de beleza, clínicas de estética, entre outros, como a hotelaria, que vamos nos reunir ainda esta semana. Então é um plano construído de forma colaborativa”, explica o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica da prefeitura, Dalmir Caetano.

O plano é uma ação em conjunto entre o Planejamento, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Coordenadoria de Relações Institucionais.

Plano segue duas vertentes

O Plano de Retomada das Atividades Sócio Econômicas de Petrópolis vai seguir duas vertentes. A primeira determina quais atividades poderão funcionar e quando; e a segunda de que maneira poderão atender ao público, ou seja, o protocolo que deverá der seguido por cada um dos segmentos econômicos da cidade. São regras para o funcionamento, com determinação de número de clientes que entrarão nos estabelecimentos por vez; uso de equipamentos de proteção individual; higienização; horários de funcionamento; entre diversas outras medidas.

Prefeitura segue recomendação de especialistas

Nesta última semana, a equipe da prefeitura se reuniu com representantes médicos de todas as unidades de saúde, públicas e privadas do município. O prefeito Bernardo Rossi quis ouvir a opinião dos especialistas na área da saúde para fazer um balanço comparativo sobre os números da doença na cidade desde o início das medidas tomadas para combater o coronavírus. Segundo a avaliação dos médicos, Petrópolis pode seguir o mesmo caminho do colapso na saúde como unidades de municípios vizinhos caso haja um relaxamento nas medidas vigentes.

Por conta das recomendações, a prefeitura decidiu estender todos os decretos municipais que têm como objetivo o combate ao coronavírus até o dia 24 de maio. A situação do município vem sendo analisada a cada dia. E uma nova prorrogação ou até mesmo medidas mais restritivas também não estão descartadas.

Veja também:

Prefeito diz que abertura de salões de beleza e academias é ‘imprudente’ para o momento

Luz das quadras de Petrópolis será desligada após denúncias de aglomerações à noite

Representantes de hospitais de Petrópolis defendem isolamento social e relatam aumento de casos da Covid-19

Vídeo de pesquisador petropolitano viraliza ao comprovar que isolamento social já teve efeitos no Brasil 

Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir