Connect with us

Petrópolis recebe mais 1.200 testes rápidos da Covid-19

Cidade

Petrópolis recebe mais 1.200 testes rápidos da Covid-19

Testes vão priorizar profissionais da saúde, segurança e pessoas acima dos 60 anos de idade.

Petrópolis recebeu nesta terça-feira (05/05) mais 1.200 unidades de testes rápidos para ajudar no monitoramento da Covid-19 no município. O material será importante para novas notificações e estudos de casos na cidade, além de acelerar o processo de detecção da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, os testes serão realizados seguindo o protocolo do Estado e obedecerá a prioridades com o objetivo de dar celeridade no tratamento de categorias específicas.

Foto Divulgação

Quem pode ser testado aonde?

De acordo com a Nota Técnica Conjunta nº 01/2020, a realização do teste rápido é exclusiva para indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por febre e acompanhado por tosse, dores de garganta e dificuldade respiratória. Ainda segundo o documento, o teste só deverá ser feito em pessoas que apresentem tais sintomas há, pelo menos, oito dias. Inicialmente, a testagem será realizada em profissionais da saúde e de segurança pública que estejam em atividade e pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança. Pessoas com mais de 60 anos também foram citadas no documento para a realização dos testes. Vale lembrar que, no caso destes profissionais, o teste exige realização após 72 horas sem sintomas da doença.

Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica, todos os testes serão realizados no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, de 08h às 16h. Os 1.200 testes recebidos pelo Estado se somam aos 4 mil que a prefeitura já havia adquirido no mês de abril.

Últimas informações da Secretaria de Saúde revelam que 132 pessoas ligadas à área da saúde de Petrópolis já estão afastadas de seus postos, porque estão com a Covid-19 ou com suspeita da doença.

Na opinião da secretária de Saúde, Fabíola Heck, o aumento nos índices diários informados pela prefeitura pode ocorrer ainda por outro motivo. “Passamos diariamente pelas ruas da cidade e parece que as pessoas ainda não compreendem a gravidade da situação. Existe muita gente no Centro da cidade passeando e se aglomerando, sem máscaras. Precisamos continuar alertando a população e pedindo para que todos tentem, ao máximo, fazer um isolamento social. Essa ainda é a nossa única arma na prevenção da Covid-19”, disse.

Veja também:

Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Prefeitura prorroga decretos com medidas de restrição até 11 de maio em Petrópolis

Petrópolis recebe 37 novos leitos de UTI para atender pacientes do SUS com coronavírus

Após 28 dias internado, paciente recuperado da Covid-19 dá depoimento para petropolitanos

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir