Connect with us

Assistência Social de Petrópolis atua na proteção de pessoas em situação de rua contra o coronavírus

Cidade

Assistência Social de Petrópolis atua na proteção de pessoas em situação de rua contra o coronavírus

Ações sociais, orientações, instalação de tanques para higiene das mãos, readequação dos alojamentos, monitoramento de sintomas, dormitórios para quarentena, e diversas outras ações estão entre as medidas adotadas pela Secretaria de Assistência Social para proteger as pessoas em situação de rua do coronavírus. Com casos crescendo na cidade, o órgão mantém um extenso protocolo para continuar protegendo a população mais carente. Desde o início da pandemia, um morador em situação de rua precisou ficar em isolamento e segue sendo acompanhado.

Foto Divulgação

“A legislação proíbe que o município leve as pessoas para acolhimento contra a sua vontade. Mas, neste período, as equipes têm conseguido uma abertura maior com os moradores em situação de rua e a maioria tem seguido para o NIS (Núcleo de Integração Social) ou para o Centro Pop. Temos ressaltado para eles esclarecimentos sobre o vírus, fazendo um apelo sobre os cuidados preventivos, etc. Além disso, seguimos uma rotina diária com as medidas tomadas neste período”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

No NIS, o Núcleo de Integração Social, que fica no Alto da Serra e conta com dormitórios para as pessoas em situação de rua, uma enfermeira faz a checagem duas vezes ao dia dos usuários, com um protocolo montado, seguindo as normas do Ministério da Saúde. Outra medida adotada foram as tendas da Defesa Civil destinadas para os acolhidos recentes, sendo encaminhados para o dormitório após descarte de qualquer suspeita de contaminação.

“Os alojamentos também foram readequados com prioridade para os idosos que não sejam num primeiro momento, portadores de nenhuma doença crônica. As áreas em comum estão sendo higienizadas mais vezes ao dia e são realizadas reuniões com usuários e funcionários ao ar livre para passar informações e orientações sobre as medidas preventivas”, destaca Kátia Piva, Diretora de Departamento e Proteção Social Especial.

No Centro Pop, o Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que fica no Centro, dois tanques foram instalados para os usuários lavarem as mãos. Logo que chegam, eles em seguida são orientados a tomar banho e trocar de roupa (doações CDDH roupas, produtos higiene pessoal, lanches). Os educadores também foram orientados a fornecer álcool em gel. Vale ressaltar que as abordagens sociais são realizadas diariamente, inclusive, aos fins de semana, feriados e pontos facultativos.

Foto Divulgação

Além disso, uma ação social em parceria com o grupo Mateus 25.35 leva um ônibus adaptado para banho às pessoas em situação de rua e seus animais de estimação, realizado pela equipe de Abordagem Social em Itaipava, em frente ao terminal rodoviário, acompanhado de atendimento de enfermagem, orientações nos cuidados preventivos, distribuição de alimentação. Uma parceria com o Missão Católica Ágape também leva o banho solidário à população.

Atualmente, a estimativa é de que tenham em Petrópolis mais de 100 pessoas em situação de rua. O número antes da pandemia ficava entre 150 e 200 pessoas.

Parceria garante dormitórios para possível quarentena

Um termo de cooperação entre a Mitra e o município foi assinado para um abrigo que vai atender possíveis casos de coronavírus para ficarem em quarentena. Uma equipe extra foi montada para atender as pessoas que forem acolhidas, formada por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e educadores. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Saúde e o apoio da Guarda Municipal.

Atualmente, um usuário utiliza um dos dormitórios. Um homem de 48 anos que não apresenta os sintomas do coronavírus, mas está em isolamento por conta da saúde frágil.

O endereço da casa não será divulgado para preservar os usuários. A parceria conta com a Casa da Cidadania (8) e Diocese (20) para eventuais quarentenas.

Veja também:

Decreto torna obrigatório o uso de máscaras em serviços essenciais de Petrópolis

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Petrópolis recebe sexto lote de vacinas contra a gripe e reabastece postos de saúde

‘Não são números, são seres humanos’, diz a filha da segunda vítima da Covid-19 em Petrópolis

Prefeito anuncia prorrogação do decreto com medidas de restrição até 30 de abril em Petrópolis

Dois pacientes com a Covid-19 recebem alta e emocionam a equipe médica do SMH

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Confira sugestões de delivery para apoiar os pequenos empreendimentos de Petrópolis

Confira opções de mercados e mercearias que fazem entregas em Petrópolis

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir