7 lembranças afetivas de quem conhece ou frequentou a Praça da Liberdade em Petrópolis
Do bar da praça às sessões cinema e partidas de hóquei
Matéria atualizada às 16h do dia 17 de abril de 2024
Com cerca de 22 mil metros quadrados, a Praça da Liberdade é a maior praça pública do Centro de Petrópolis, então não é de surpreender saber que boa parte das lembranças afetivas dos petropolitanos giram em torno dela. Se você a conhece ou a frequentou em determinado momento, essa listinha vai refletir algumas das suas vivências e memórias do espaço!
1- Comer pipoca sem casca
Iguaria petropolitana, a pipoca sem casca é, por incrível que pareça, pouquíssimo comercializada em outras cidades! Na Praça da Liberdade, ela sempre foi um símbolo das barraquinhas que ocupam a área e, por isso, se faz muito presente na memória dos petropolitanos.
Veja também: 12 comidinhas salgadas que você precisa experimentar em Petrópolis
Foto: Arquivo/Sou Petrópolis
2- Tirar foto no chafariz ou então com a Catedral de fundo
Você vai reparar que alguns dos hábitos mencionados nessa listinha são atemporais, e as fotos com o clássico chafariz e a emblemática Catedral de fundo são emblemáticas! Seja você morador ou turista, não vai poder negar: já se viu posando para uma foto semelhante ou então notou alguém nessa situação.
Foto: Reprodução/Grupo Amigos de Petrópolis – Facebook
3- Partidas de hóquei sobre patins no Marowil
Dependendo da sua idade, você vai se lembrar da época em que o Marowil era uma disputada pista de hóquei sobre patins. Ponto de encontro da juventude dos anos 60, dizem que nem o ex-presidente Getúlio Vargas resistia às partidas e, do Palácio Rio Negro, ia andando até lá.
Veja também: 8 fatos e curiosidades sobre a prática de hóquei sobre patins em Petrópolis
Foto: Reprodução/Facebook/Petrópolis On
4- Os bodinhos
Desde 2018 proibidos em Petrópolis, os bodinhos foram, durante décadas, marca registrada da praça. Temáticos, eles atraíam a atenção das crianças, que até hoje guardam registros daquela época.
Foto: Arquivo pessoal Carolinne Abreu
5- Sessões cinema na praça
Nos tempos de atividade do cineasta César Nunes, famoso por ter registrado em vídeo momentos históricos de Petrópolis e do Brasil, a Praça da Liberdade era sede de saudosas projeções. A ação era realizada em prol daqueles que não tinham condições de ir aos cinemas da época e que tinham no local uma importante fonte de lazer.
Veja também: [Série Nostalgia] Quem se lembra das sessões de cinema na Praça da Liberdade?
Foto: Reprodução/Biblioteca IBGE
6- Andar de bicicleta com o cachorro da praça
Quem chegou a conhecer esse figura? Personalidade na praça, ele cativou muita gente com suas habilidades pra lá de extraordinárias!
Veja também: Registros da infância: 16 locais que todo petropolitano amava ir quando era criança
Foto: Arquivo pessoal Ingrid Kronemberger
7- Encontrar com os amigos no bar da praça
Muito frequentado por quem cursava faculdade ali próximo, o bar da praça – que ficava no local em que está hoje o Centro de Informações Turísticas e banheiros públicos – era um dos points dos petropolitanos, fossem eles adultos ou não. Entre as crianças o programa de domingo era andar de bicicleta e depois parar para uma batatinha frita.