Connect with us

Parece mentira, mas é verdade: 8 fatos inusitados que já aconteceram em Petrópolis

História

Parece mentira, mas é verdade: 8 fatos inusitados que já aconteceram em Petrópolis

Da criação de leões à praia na Serra!

*Matéria atualizada no dia 1° de abril de 2024

Tem contexto melhor do que o de 1° de Abril para compartilhar uma série de fatos que, embora definitivamente pareçam mentira, realmente aconteceram em Petrópolis? A seguir, conheça algumas das nossas histórias favoritas – e surpreendentes – sobre o passado da cidade!

1- Praia na Serra

Por mais estranho que possa parecer, o lago do Quitandinha já contou com uma praia artificial própria. Conta-se que, na época, foram trazidos para Petrópolis centenas de caminhões com areia de Copacabana para a execução da obra, que dava ainda mais charme e requinte à entrada do palácio. Por lá era possível ver guarda-sóis armados e hóspedes com trajes de banho.

Foto: Reprodução/ Livro Apostas Encerradas/Flavio Menna Barreto Neves

2- Leões domesticados

Não fossem as fotos, essa seria uma daquelas histórias difíceis de se acreditar! Afinal, quem diria que, nos anos 80, era possível ver leões em Petrópolis? Até hoje comentado entre os petropolitanos, o fato aconteceu em alguns locais da cidade, sendo um deles nas dependências da fábrica de chocolates Patrone, na Coronel Veiga, em meados da década de oitenta.

Saiba mais: [Você sabia?] Nos anos 80, era possível ver leões em residências e propriedades de Petrópolis

Foto: Arquivo/Patrone

3- Pista de esqui sem neve

Isso não é uma miragem! Petrópolis, de fato, sediou a Imperial Pista de Esqui entre os anos de 1982 e 1993, no Bairro Floresta. Sensação na época, o empreendimento oferecia teleférico com vista panorâmica da cidade, pista de esqui e tobogã. Semanalmente o local recebia cerca de mil visitantes, sobretudo aos sábados e domingos, quando era comum avistar crianças e casais.

Leia também: 8 programas que eram típicos entre casais nos anos 80 e 90 em Petrópolis

Foto: Reprodução/Internet

4- Evita Peron e a Fazenda Samambaia

De acordo com os administradores da Fazenda Samambaia, no século XIX a Princesa Isabel chegou a relatar, em cartas escritas a sua irmã Leopoldina, suas visitas a cavalo à Fazenda Samambaia. E tem mais! Até Evita Peron, primeira-dama da Argentina, esteve na propriedade em 1947, em função de uma conferência interamericana! A propriedade de 50 mil metros quadrados existe desde 1723 – antes mesmo da fundação de Petrópolis!

Saiba mais: 9 fatos e curiosidades surpreendentes sobre a Fazenda Samambaia, em Petrópolis

Foto: Reprodução/Internet

5- Circuitos automobilísticos de rua

Hoje inimagináveis no formato em que ocorriam, os circuitos automobilísticos eram febre nas ruas de Petrópolis. Adorado pelo público, o programa – que foi realizado entre meados dos anos 40 e 60 – levava cerca de 20 mil pessoas às calçadas e sacadas para acompanhar de perto a emoção das provas. Com 3km de extensão, a corrida acontecia nas ruas do Centro, com chegada na Praça da Inconfidência.

Leia também: Dos circuitos automobilísticos às corridas de cavalo: 7 fatos e curiosidades sobre os esportes em Petrópolis

Foto: Reprodução/Site Autoserra

6- A lenda da Dama de Branco

Essa é clássica! Houve uma época em que pessoas iam para os portões do Museu Imperial na tentativa de encontrar a dama de branco. A história que se contava era a de que, à meia-noite, uma mulher vestida em trajes brancos parecia flutuar por entre as árvores do bosque antes de ir ao encontro de seu amor. Hoje, passadas décadas, a história que se conta é outra.

A explicação lógica que dão para o fenômeno é que, à noite, quando o farol dos carros é refletido nas estátuas em mármore branco do jardim, a impressão que se tem é a de movimento, daí a dama se deslocando pelo bosque.

Leia também: Relembre algumas lendas populares que fazem parte da história de Petrópolis

Fotos: Reprodução/Flickr @alertenis – Site Viajar Correndo

7- Walt Disney em Petrópolis

Sinônimo do que havia de melhor e mais moderno na época, engana-se quem pensa que foi só no Brasil que o Palácio Quitandinha fez sucesso. Foram hóspedes do hotel: Errol Flynn, Orson Welles, Lana Turner, Henry Fonda, Maurice Chevalier, Greta Garbo, Carmen Miranda, Walt Disney, Bing Crosby e até um rei destronado, Carol II da Romênia. Já imaginou?

Foto: Reprodução/LIFE Magazine – Milton de Mendonça Teixeira

8- Corrida entre um ciclista e um cavaleiro

Conta-se que um dos primeiros registros de duelos entre cavaleiros e ciclistas aconteceu em 1894, ao norte da Itália. Um ano depois a modalidade já acontecia em Petrópolis. De acordo com a quinta edição do “Almanaque de Petrópolis”, emitido pelo Museu Imperial, em 1895 o desafio foi disputado nas ruas petropolitanas com largada na ponte Mauá, no início da Av. Barão do Rio Branco, indo até a Ponte do Retiro.

Ida e volta, a corrida foi vencida pelo cavaleiro, que concluiu o percurso em cerca de 13 minutos, por uma vantagem de 200 metros.

Saiba mais: Em 1895, Petrópolis sediou corrida entre cavaleiro e ciclista para ver qual era mais rápido

Foto ilustrativa: Reprodução/Velo Aficionado

Dos fatos listados aqui, qual foi o seu favorito? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir