Prefeitura admite ter errado na divulgação de óbitos por Covid-19 em Petrópolis e esclarece o caso
A secretária de saúde Fabíola Heck prestou esclarecimento nesta sexta-feira (15) a respeito de dois óbitos divulgados equivocadamente no boletim do coronavírus da quinta-feira, 14/05, de Petrópolis. “Pedimos nossas sinceras desculpas às famílias dos pacientes e à Diretoria do Hospital Santa Teresa e seus profissionais”, disse a secretária.
Portanto, a informação de que dois pacientes, divulgados pela Secretaria de Saúde como casos de óbitos pela Covid-19 na tarde da última quinta-feira, não confere. Em nota à imprensa, a prefeitura lamentou o equívoco, explicou o ocorrido e disse que vai abrir uma sindicância para apuração profunda dos fatos.
Nota de esclarecimento da Prefeitura de Petrópolis:
A prefeitura de Petrópolis vem a público esclarecer os recentes fatos relativos às duas notificações de óbito notificados na tarde desta quinta-feira (14/05) e que vai abrir sindicância para apuração dos fatos. Na ocasião revelamos o falecimento de dois pacientes, supostamente ligados à contaminação pelo coronavírus, e que vinham sendo tratados em diferentes unidades de saúde do município.
A secretária da saúde, Fabíola Heck, explicou que o fluxo de notificações da COVID-19 é o mesmo utilizado para a comunicação de todas as demais enfermidades que possuem notificação compulsória. A equipe da Vigilância Epidemiológica seguiu todos os trâmites habituais, mas, ainda assim, houve erro em ambos os casos na checagem final dos processos.
O primeiro caso é referente a um paciente de 44 anos, morador do bairro Quitandinha, que esteve internado no Hospital Santa Teresa, apresentou melhora em seu quadro clínico e recebeu alta médica em 08/05. Na mesma nota, comunicamos, por engano, o falecimento deste paciente no dia seguinte, em 09/05. Nossas equipes reconhecem seu erro e já deram início a um aprimoramento dos métodos de confirmação sobre as informações da COVID-19 na cidade para que falhas nos processos não voltem a ocorrer. Segundo a secretaria de saúde do município, houve, neste caso, um engano devido à falta da checagem de óbito, através de atestado.
O segundo caso trata de um paciente de 61 anos, morador do bairro Quarteirão Ingelheim, que esteve internado no Hospital Alcides Carneiro e faleceu dia 13/05 na mesma unidade. Segundo informações obtidas na manhã desta sexta-feira com a Vigilância Epidemiológica, houve um erro na transcrição e preenchimento dos dados e, desta forma, a informação de que o paciente teria falecido devido à infecção pela COVID-19 não procede. De acordo com as recentes informações, os exames relativos ao paciente ainda não foram recebidos pela epidemiologia.
A prefeitura de Petrópolis lamenta profundamente o equívoco ocorrido em relação ao assunto e pede as mais sinceras desculpas às famílias dos pacientes, à Direção do Hospital Santa Teresa e a todos os petropolitanos. Desta forma reiteramos que a Secretaria Municipal de Saúde vai abrir uma sindicância para apuração profunda dos fatos.
Confira o esclarecimento na íntegra da Secretária de Saúde:
https://www.facebook.com/prefeitobernardorossi/videos/717548698988032/
Veja também:
Hospital Santa Teresa já registou mais de 70 altas de pacientes com coronavírus
Prefeito diz que abertura de salões de beleza e academias é ‘imprudente’ para o momento
Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise
Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar