Connect with us

Hospital Santa Teresa já registou mais de 70 altas de pacientes com coronavírus

Cidade

Hospital Santa Teresa já registou mais de 70 altas de pacientes com coronavírus

(Atualizada à 11h do dia 14 de maio de 2020)

O hospital da rede privada de Petrópolis, Santa Teresa, divulgou nesta quarta-feira (13/05) que já registrou o número expressivo de mais de 70 altas de pacientes com o novo coronavírus internados em seus leitos. Outra boa notícia é que, devido aos fluxos de cuidados reforçados e aos treinamentos intensos das equipes para atuarem no combate à pandemia, o número de afastamentos de profissionais de saúde no HST, por conta da Covid-19, é considerado baixo.

Foto Divulgação

Vale lembrar, no entanto, que as unidades privadas de saúde em Petrópolis também atendem pessoas conveniadas de outros municípios, porém, a Secretaria de Saúde só contabiliza os casos de moradores de Petrópolis. Portanto, o número de altas é baseado em todos os pacientes que deram entrada no HST e tiveram confirmação de que estavam com a Covid-19.

O hospital ainda reforça que está com o contingente de colaboradores estável e que foram criados fluxos exclusivos para acolhimento, tratamento, realização de exames e cirurgias, internação em unidade aberta e em CTI de casos confirmados e suspeitos de Covid-19.  Segundo o diretor executivo do hospital, Dr. Leonardo Menezes, “esses números positivos são fruto de um planejamento e um treinamento estrito dos funcionários desde antes do início da pandemia, quando ainda não havia casos na nossa cidade”.

Pacientes recuperados da Covid-19 no município e profissionais de saúde afastados

Segundo o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, 84 pessoas estão recuperadas do coronavírus no município. Esse número se refere a moradores de Petrópolis que estiveram internados nas unidades hospitalares da cidade ou que se mantiveram em isolamento domiciliar e que, hoje, não apresentam mais os principais sintomas da doença.

Por outro lado, a Secretaria Municipal da Saúde confirma que 167 profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a saúde em Petrópolis já estão afastados com suspeita ou confirmação da Covid-19. Esse número refere-se a todas as unidades de saúde do município.

Foto Divulgação / UPA Centro de Petrópolis

Devido à alta taxa de transmissibilidade do coronavírus e à inexistência de um remédio ou vacina para a doença, o médico pneumologista e infectologista José Henrique Castrioto explica que a única maneira de diminuir o contágio, neste momento, é fazendo o isolamento social e a intensificação dos hábitos de higiene.

“O isolamento social é cientificamente comprovado. Estamos falando de uma doença transmissível pela tosse (quando perto de alguém) e pelo contato; uma doença que não tem tratamento ou vacina ainda e que tem matado milhares de pessoas pelo mundo. Logo, a única maneira de tentar conter esse vírus e evitar um colapso no sistema de saúde é cortando a transmissão, ou seja, o contato interpessoal. Por isso as medidas de distanciamento social são tão importantes junto da lavagem das mãos e uso de máscaras”, ele explica.

De acordo com o último boletim epidemiológico (13/05), foram analisados 765 casos na cidade. Deste total, 248 resultaram negativo, 244 positivos e 273 estão em análise. Há 79 pacientes internados na cidade, podendo ser casos positivos ou ainda em investigação esperando o resultado do teste. Por fim, 22 pessoas vieram a óbito por conta da Covid-19. A Secretaria de Saúde ainda aguarda os exames de mais 29 óbitos suspeitos. Segundo o monitoramento feito pela Vigilância Epidemiológica, 103 pessoas estão recuperadas do coronavírus no município.

Mais detalhes sobre a Covid-19 no município estão disponíveis no link: https://smspetropolis.net.br/graficoCovidCompleto.html

Veja também:

Prefeito diz que abertura de salões de beleza e academias é ‘imprudente’ para o momento

Luz das quadras de Petrópolis será desligada após denúncias de aglomerações à noite

Representantes de hospitais de Petrópolis defendem isolamento social e relatam aumento de casos da Covid-19

Vídeo de pesquisador petropolitano viraliza ao comprovar que isolamento social já teve efeitos no Brasil 

Onças e animais silvestres são filmados no Parque Nacional da Serra dos Órgãos durante a quarentena

Costureiras de Petrópolis apostam em produção de máscaras para vencer a crise

Empresas e costureiras de Petrópolis se mobilizam para doar máscaras a quem não pode comprar

Entrevista: pesquisadores do LNCC, em Petrópolis, tiram dúvidas sobre o novo coronavírus 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir