Connect with us

Entenda como funciona o decreto que determina fechamento do comércio de Petrópolis

Cidade

Entenda como funciona o decreto que determina fechamento do comércio de Petrópolis

Apenas supermercados, petshops, farmácias e outros serviços essenciais à população continuam funcionando. As medidas são para evitar a propagação do coronavírus.

Em uma reunião com todo secretariado na manhã deste sábado (21.03), o prefeito Bernardo Rossi decretou o fechamento do comércio de Petrópolis. A medida, que visa diminuir a propagação do coronavírus, e é válida a partir da próxima segunda-feira (23.03).

Foto: Serra Drone

“São medidas extremamente duras, como nunca tomadas, mas que tem um único objetivo: proteger todos os petropolitanos contra essa doença que está devastando o mundo. Vamos reforçar todas as ações que decretamos até o momento e se for necessário, vamos endurecer ainda mais. Peço, pelo amor que todos tem pelos entes queridos, que fiquem em casa, evitem ao máximo circular. Esse vírus se propaga de uma maneira muito rápida, por isso devemos ficar em casa para que não haja propagação”, enfatiza Rossi.

Entenda como funciona esse decreto e veja o que ficou definido na reunião deste sábado (21/03):

1. Só poderão ficar abertos serviços essenciais à população

Todos os estabelecimentos comerciais, shopping centers, centros comerciais, polos de moda e congêneres, bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares localizados no município ficarão fechados por 15 (quinze) dias. Apenas supermercados, petshops, farmácias, padarias, postos de gasolina e serviços de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios poderão estar em funcionamento.

Segundo a assessoria da prefeitura, ainda não houve uma definição em relação ao funcionamento dos bancos e casas lotéricas. “O fechamento dos bancos e unidades lotéricas está sendo avaliado pelo gabinete de crise de combate ao coronavírus”, explicou a assessoria.

2. Bares e restaurantes fechados

Os restaurantes deverão adotar o sistema de delivery de produtos e alimentos, sem nenhum tipo de consumo no local. A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica também vai orientar os profissionais que ainda terão contato com a população, como motoboys e entregadores de alimentos, empregados de supermercados e de farmácias, carteiros, na utilização de equipamentos de proteção contra a Covid-19.

3. Fechamento das unidades do CRAS e CREAS

A Secretaria de Assistência Social vai fechar as unidades do CRAS e CREAS em todo município. Será disponibilizado um 0800 para realizar os atendimentos à população.

4. Afastamento dos idosos da Condep

A Comdep vai estabelecer que todos os funcionários com mais de 60 anos deverão ficar em casa nos próximos 15 dias e deu recomendações expressas para que os diretores e gerentes de cada setor reforcem orientações para os servidores permanecerem em casa durante todo o período. O mesmo vale para pessoal da manutenção viária na Secretaria de Obras.

5. Estacionamento rotativo

O estacionamento rotativo vai funcionar com a utilização dos aplicativos e os totens espalhados pela cidade, sem o sistema de pagamento em dinheiro para os controladores. A fiscalização será feita de forma aleatória nas áreas cobertas pelo rotativo.

Boletim Epidemiológico do Município

Segundo último boletim epidemiológico divulgado neste sábado (21.03), Petrópolis registrou o primeiro óbito por coronavírus. Além disso, o município tem mais 2 casos confirmados de COVID-19 e 33 seguem em análise.

Recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para se prevenir do coronavírus:

– Não saia de casa e não frequente locais aglomerados e sem ventilação;
– Lave as mãos com água e sabão com frequência e evite levar as mãos aos olhos, nariz e boca;
– Quando não for possível lavar as mãos, use o álcool em gel 70º para a higienização;
– Não compartilhe objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;
– Ao tossir ou espirrar, cobra a boca e o nariz;
– Use lenço descartável;
– Evite contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Veja também:

20 medidas tomadas pela prefeitura para prevenir a disseminação do coronavírus em Petrópolis

Confira as principais dúvidas e respostas sobre o coronavírus em Petrópolis

6 formas de apoiar os negócios de Petrópolis em meio à crise do coronavírus

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir