[Dia da Cerveja]: 3 curiosidades sobre a relação de Petrópolis com a indústria cervejeira
Cidade atrai amantes da cerveja de todo o Brasil pela conexão histórica com a indústria cervejeira, pelos eventos e pelas cervejarias que aqui atuam
Nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. Seja pela conexão histórica com a indústria cervejeira, pelos eventos ou pelas cervejarias que aqui atuam, Petrópolis se destaca no setor cervejeiro. A cidade atrai apaixonados pela bebida de todo o Brasil. E é para eles que reunimos aqui algumas curiosidades sobre a relação de Petrópolis com a cerveja. Confira!
Fotos: Divulgação
1. É a primeira cidade a ter uma fábrica cervejeira no Brasil
Na época chamada de Imperial Fábrica de Cerveja Nacional de Henrique Leiden & Cia, ela foi fundada em 1853, pelo colono alemão Henrique Leiden. Dez anos depois, Henrique Kremer assumiu e expandiu a fábrica, que passou a se chamar Imperial Fábrica de Cerveja Nacional de Henrique Kremer e, finalmente, em 1898, se tornou a Cervejaria Bohemia.
Durante muito tempo, a Bohemia preservou as características das cervejas alemãs da época, com uma produção inicial de seis mil garrafas por mês, porém, depois foi se adequando ao gosto do brasileiro. O produto era distribuído por meio de charretes, carros puxados por animais e carrinhos de mão, inicialmente com vendas diretas e, depois, por meio de pequenos revendedores de Petrópolis e da região.
Veja também: 14 fatos históricos em que Petrópolis foi pioneira no Brasil
Cervejaria da Bohemia no século XIX (Foto: acervo do Museu Imperial/Ibram/MinC)
2. A cidade é Capital Estadual da Cerveja
A nomeação destacou os cervejeiros locais pela inovação, criatividade e paixão pela produção, que, com estilos únicos de cerveja, experimentam ingredientes regionais e contribuem para a diversidade do mercado cervejeiro nacional.
O projeto de lei cita também a cidade como lar da cervejaria mais antiga do Brasil e a Bauernfest, conhecida pela diversidade cervejeira, como o principal evento de Petrópolis.
Veja também: Veja 6 segmentos em que Petrópolis tem título de Capital Estadual
Fotos: Divulgação
3. Petrópolis tem mais de 20 cervejarias
Nos últimos anos, Petrópolis vem seguindo a tendência das cervejas artesanais, que conquistam os consumidores com sensações, aromas, gostos e texturas distintas. Segundo a Guia de Turismo, Raquel Neves, a cidade possui mais de 20 cervejarias.
#Dica: recentemente, as principais cervejarias do Centro Histórico se uniram e criaram a Vila Cervejeira: um circuito com direito a passaporte e desafios para os fãs da bebida participarem e garantirem vários prêmios! As cervejarias ficam próximas umas das outras, o que facilita o passeio mesmo em dias frios ou chuvosos.
Saiba mais: Você sabia que existe um Tour Cervejeiro em Petrópolis?