6 curiosidades sobre a cultura italiana em Petrópolis
Saiba quem foram os primeiros imigrantes, a importância deles para a indústria têxtil, a Serra Serata e as influências italianas na cidade
*Matéria atualizada em 2 de setembro de 2024
O Serra Serata, Festa da Cultura Italiana em Petrópolis, acontece até este domingo (8), com muita música, bebida e comidas típicas no Palácio de Cristal. E para entrar ainda mais no clima do evento, reunimos 6 curiosidades sobre a cultura italiana na cidade. Confira!
1. Primeiros italianos
A primeira italiana a chegar à cidade foi a imperatriz Teresa Cristina Maria, natural de Nápoles. A imigração italiana em Petrópolis aconteceu entre o final do século XIX e no início do século XX, se concentrando no Cascatinha e no Alto da Serra.
Os italianos tiveram uma participação significativa na história de Petrópolis, contribuindo para a formação da cidade e influenciando diversos aspectos de sua cultura e sociedade.
Foto: Reprodução Internet
2. Importância industrial
Os imigrantes chegavam em busca de oportunidade de trabalho e formaram a principal mão-de-obra para as indústrias têxteis da época. Em Cascatinha, na sede da Companhia Petropolitana de Tecidos, que data de 1873, os italianos respondiam por cerca de 40% da população local.
Foto retirada da página “A história de Cascatinha – Petrópolis, RJ”.
3. O início da Serra Serata
E foi na própria Companhia de Tecidos, que as homenagens a cultura e ao povo italiano começaram. Lá, foram realizadas as quatro primeiras edições da Festa Italiana. O evento cresceu e se consolidou no calendário de eventos da cidade, movimentando toda a cadeia produtiva do turismo.
Atualmente, a Serra Serata desempenha um papel fundamental ao proporcionar uma oportunidade de relembrar a presença marcante dos italianos na história da cidade.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
4. Legados
Dentre as tradições que foram legadas pelos italianos e permanecem em Petrópolis até hoje estão a influência da fé católica, e os jogos de bocha, que até recentemente eram praticados na Praça de Cascatinha e são um exemplo vivo dessa herança.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
5. Culinária italiana
Além disso, a gastronomia italiana desempenha um papel de destaque, com suas tradicionais massas preparadas com receitas caseiras que são transmitidas de geração em geração.
#Dica: 4 restaurantes para comer excelentes massas em Petrópolis
Fotos: reprodução instagram @massaleverestaurante
6. Os empreendimentos
Assim como foi com a Companhia Petropolitana de Tecidos, diversos outros empreendimentos da cidade também tiveram influência de italianos.
Veja também: 9 empreendimentos italianos que ajudaram a escrever a história de Petrópolis