Connect with us

Conheça 7 curiosidades sobre o Bunka-Sai, a Festa da Cultura do Japão de Petrópolis

História

Conheça 7 curiosidades sobre o Bunka-Sai, a Festa da Cultura do Japão de Petrópolis

Festival começa nesta quinta e vai até este domingo (20) no Palácio de Cristal

*Matéria atualizada no dia 15 de agosto de 2023

Começa nesta quinta-feira (17), mais uma edição do Bunka-Sai, a Festa da Cultura do Japão de Petrópolis. A cidade é facilmente associada a países como Alemanha e Itália e muita gente deve se perguntar: Por que uma festa do Japão em Petrópolis? Vamos trazer algumas curiosidades que vão ajudar a entender melhor.

Foto: Divulgação

Ligação Petrópolis e Japão

A forte ligação entre a cidade de Petrópolis e o Japão começou ainda no século 19, quando em 1895 foi assinado, em Paris, o Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, entre o Brasil e o Japão.

Dois anos depois, em 1897, o primeiro grupo diplomático japonês chegou ao Brasil e ficou hospedado em Petrópolis, no então Alexandra Hotel, atual Convento Nossa Senhora de Lourdes. No mesmo ano, foi aberta a primeira legação do Japão, na Avenida Sete de Abril, 609. Em 1903, a sede foi transferida para a Avenida Ipiranga.

Em 1906, a partir de um relatório enviado de Petrópolis para o governo Japonês, por meio do 3º Ministro do Japão, Fukashi Sugimura, as fronteiras do Brasil foram abertas para a imigração japonesa.

Finalmente, em 1909, chegava o primeiro navio, o Kasato-marú, trazendo os primeiros imigrantes japoneses, que desembarcaram em Santos. Petrópolis teve um papel importante na vinda do povo japonês para o Brasil e já mantinha relações com o Japão 12 anos antes da chegada dos japoneses em solo brasileiro.

Foto: Divulgação

Curiosidades

1. O motivo

Petrópolis foi escolhida para receber a primeira legação do Japão, pela baixa incidência de febre amarela que tomava conta do Rio de Janeiro e também pela sua proximidade com a então capital do Brasil.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

2. Castelo de Itaipava

Em 1915, Kazuto Fukuda, imigrante do 7º navio, o Teikoku-maru, chegou a Petrópolis para trabalhar como motorista da família de Barão de Vasconcellos que, na época, construía o Castelo de Itaipava

Foto: Divulgação

3. Fábrica do Saber

A empresa Mitsubishi Heavy Industries do Japão comprou a indústria ATA Combustão Técnica S.A, em 1973. O prédio que era sede da ATA, na Estrada da Saudade, foi doado à Prefeitura, em 1996, e passou a abrigar a Escola Municipal Fábrica do Saber e o Centro Cultural e Esportivo que leva o nome da empresa.

Foto: Arquivos Sou Petrópolis

4. Cerejeiras

Petrópolis é tomada pelas cerejeiras, símbolo de alegria e paz no Japão. Parte foi plantada em 1995, por quatro entidades japonesas no Rio de Janeiro. Foram cerca de 300 mudas plantadas na época, em comemoração aos 100 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.

Veja também: Circuito das Cerejeiras: mapa virtual mostra onde encontrar e apreciar as flores em Petrópolis

Foto: Everton Ferreira

5. Cooperação

A JICA, Agência de Cooperação Internacional do Japão fez várias contribuições, após a tragédia da região Serrana, em 2011, e mais recentemente após as chuvas de fevereiro e março de 2022, com tecnologias e possíveis soluções na área da Defesa Civil.

Foto: Divulgação

6. Museu do Japão

Um Museu do Japão, com livros, documentos, vestes e um rico acervo pode ser visitado na Pousada Dom Petrópolis, na Avenida 7 de Abril, onde foi instalada a primeira legação Japonesa no Brasil, em 1897.

Veja também: [Você sabia?] Petrópolis abriga um Museu do Japão no Centro da cidade

Foto: Divulgação

7. A festa

Para celebrar os 100 anos da imigração japonesa, em 2008, foi criado o Nippon Matsuri, Festival do Japão em Petrópolis. No ano seguinte, voltou com o nome que tem hoje: Bunka-Sai. Em 2009, também foi fundada a Associação Nikkei de Petrópolis, realizadora da Festa, junto com a Prefeitura de Petrópolis. Este ano, o Bunka-Sai chega em sua 14ª edição.

Veja também: Oficinas de mangá, origami e artes marciais fazem parte do Bunka-Sai, neste mês, em Petrópolis

Fotos: arquivo Sou Petrópolis

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir